PlayStation 5 chega ao mercado no final de 2020

Sony PlayStation
REUTERS/Toru Hanai

A próxima consola da Sony chega ao mercado no Natal de 2020. A mais de um ano de distância, a empresa promete um comando com novas funcionalidades.

Chama-se PlayStation 5 e chegará ao mercado já na época natalícia do próximo ano, anuncia a Sony, através de comunicado. Este ainda não é o lançamento oficial da próxima geração de consola da Sony, mas sim uma espécie de levantar do véu daquilo que aí pode vir.

A nova consola chegará ao mercado acompanhada por um novo comando, que vai tirar partido de resposta háptica, que substituirá as sensações de vibração nos comandos atuais. Na publicação, partilhada no blog da PlayStation, Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment indica que esta substituição garantirá “uma maior variedade de resposta, para que o embate de um carro com uma parede pareça muito diferente em comparação com o ato de receber uma bola num jogo”. O líder desta área de negócio vai mais longe e refere que “até será possível ter uma variedade de sensações quando se está a passar por relva ou lama”, explica.

Leia também | PlayStation VR: Sony vendeu 4,2 milhões de unidades desde o lançamento

A segunda novidade diz respeito aos botões L2 e R2, que vão ter um papel mais ativo, especialmente quando combinados com a resposta háptica. A Sony indica que estes botões poderão ser personalizados pelos programadores, para desenvolver novas opções, como a resistência. Os exemplos dados estão ligados a sensações como disparar uma flecha com um arco ou acelerar um carro num terreno acidentado. “Os criadores de jogos vão receber versões iniciais do novo comando, para que possam ver onde é que a imaginação pode chegar com esta funcionalidade”.

Em abril deste ano, o Wall Street Journal já tinha avançado que, apesar de a nova consola estar em desenvolvimento, só seria apresentada depois de abril de 2020. Afinal, a Sony confirma agora que vai esperar mais alguns tempos, preferindo a época natalícia, bastante agitada para o mercado.

O modelo mais recente da PlayStation, a PS4, foi apresentado em 2013. No final de julho deste ano, esta consola chegou aos cem milhões de consolas vendidas.

O mundo dos jogos é uma aposta milionária para as marcas