PS Audio Sprout 100: Pequeno no tamanho, grande no som

Amplificador PS Audio Sprout 100
Amplificador PS Audio Sprout 100.

Com o pequeno Sprout 100 é possível escutar música a partir de praticamente qualquer fonte.

É possível que não conheça a marca, embora exista desde 1973. Na altura, tudo começou com um pré-amplificador de gira-discos numa pequena caixa adaptada para o efeito. Quarenta e sete anos depois volta ao pequeno formato, mas desta vez equipado para satisfazer as necessidades dos ouvintes de música do século XXI.

Com o pequeno Sprout 100 é possível escutar música a partir de praticamente qualquer fonte. Gosta de vinil? Não importa se é um nostálgico com a coleção de discos guardados no sótão ou um millennial rendido aos encantos dos objetos vintage: se tem um gira-discos é só ligá-lo ao Sprout e pôr um disco a tocar.

Se prefere o formato digital, não há problema: o DAC integrado permite ouvir tanto a sua coleção de ficheiros de música guardados no disco rígido, como através de qualquer serviço de streaming online. Descodifica DSD128 e PCM 24-bit/384kHz e basta liga-lo à porta USB do computador. Se pretender algo mais prático pode usar a ligação bluetooth e assim enviar música a partir do smartphone para o Sprout 100.

Com um design minimalista, tudo neste pequeno amplificador foi pensado para facilitar a vida a quem gosta de ouvir música. Pode escolher fazê-lo com auscultadores – mesmo os mais exigentes vão tocar bem com o Sprout ou com colunas, muito provavelmente monitoras de pequena dimensão. Não existem controlos de tonalidade, apenas dois botões rotativos na frente: um para ligar/stand-by e outro para selecionar a fonte, mas há uma opção de reforço de graves ativada por defeito, que funciona tanto nos auscultadores, como nas colunas onde poderá fazer mais falta.

Ouvi-lo tocar é uma surpresa porque facilmente nos esquecemos de que estamos a analisar um produto. A música flui naturalmente, seja nos auscultadores ou nas colunas, o palco é amplo, detalhado, transparente e sobretudo neutro, características difíceis de encontrar em amplificação classe D de outros tempos. É fácil gostar do Sprout 100, quer seja pelo seu aspeto retro, pelo tamanho fácil de arrumar ou pela forma brilhante como toca. Se procura uma solução de amplificação, este amplificador é de ter em consideração.

Características

PS Audio Sprout 100
Potência: 100 watt por canal
DAC assíncrono utilizado pelo recetor Bluetooth, e suporte para ficheiros PCM 384/24 e DSD
Pré amplificador de Phono para células MM
Amplificador de auscultadores: 32Ω: 500mW, 300Ω: 125mW
Saída para subwoofer
Preço: 899 euros

Alta fidelidade Quad VA One: A nostalgia das válvulas