Taycan. O primeiro elétrico da Porsche já ‘rouba’ clientes à Tesla em Portugal

Porsche Taycan
Porsche Taycan

A Porsche mostrou pela primeira vez em Portugal o seu primeiro elétrico, que deve representar um quarto das vendas em 2019 em Portugal e promete trazer novos clientes para a marca de Estugarda.

É já apelidado como o grande rival da Tesla no mundo dos elétricos de alta performance, chama-se Taycan – um nome de origem turca que significa algo como jovem cavalo vivaço – e começa a ser entregue em Portugal já em dezembro.

A Porsche aposta forte no mundo dos elétricos, com o seu primeiro modelo totalmente movido a eletricidade que faz também parte da ofensiva do gigante Grupo Volkswagen na área dos veículos elétricos. Essa junção de esforços é algo que irá ajudar a marca a pagar os 6 mil milhões de euros investidos até 2022 na mobilidade elétrica, explica Nuno Costa, diretor de marketing da Porsche Ibérica.

É através da tecnologia agora desenvolvida pela Porsche que o grupo espera combater os avanços tecnológicas nesta área da mobilidade elétrica da Tesla, que Costa admite ser uma marca respeitada e admirada que é observada com atenção pela indústria automóvel.

Sobre o novo modelo, o aspeto desportivo e moderno e as caraterísticas sonantes têm atraído vários clientes portugueses. “Temos já 250 depositantes, as chamadas encomendas, para o Taycan, que pagaram cinco mil euros para reservar o carro que começa a ser entregue em dezembro”, disse Nuno Costa. Os portugueses mostram, assim, serem os chamados early adopters, já que “gostam de aderir a novas tecnologias e modelos inovadores”, já que aderiram num rácio bem maior aos espanhóis – há 600 depositantes ibéricos.

Porsche Taycan

40% dos 250 clientes que já reservaram o modelo são novos clientes para a Porsche, alguns são inclusive clientes Tesla. A marca espera vender em 2019 cerca de mil unidades em Portugal, sendo 250 delas – um quarto das vendas – do Taycan, bem mais do que as 820 unidades do ano passado.

Leia também | Como será a mobilidade nas cidades em 2030? Continental faz futurismo

“Temos preparado internamente o que chamamos Road To Taycan, que nos levou a adaptar a empresa à nova realidade elétrica, para termos soluções e respostas às muitas perguntas dos clientes sobre o Taycan”. Nuno Costa explica ainda que têm já equipas no terreno a fazerem consultoria em casa dos clientes que querem ter a wall box da Porsche, que irá permitir carregar o Taycan de forma mais rápida. Além de definir-se necessidades de carga, ajudam a escolher as melhores zonas da casa. Haverá ainda uma infraestrutura de carregamento rápido que deverá ter 500 postos no final de 2021.

O modelo é construído na casa da Porsche, em Zuffenhausen, na Alemanha, numa divisão feita de propósito para a mobilidade elétrica que levou à contratação de duas mil pessoas e onde se procura uma produção neutra em impacto ambiental que envolve uso de energia do vento, da água e solar e transporte de automóveis em veículos não poluentes. A Porsche admite que quer que o modelo seja rentável logo à partida. “Somos a marca mais rentável do mundo por unidade vendida e queremos manter isso com o Taycan”, diz Nuno Costa.

Os preços: primeiro as versões mais caras, depois as mais baratas

Na próxima semana vai ser anunciada a versão 4S do modelo, ligeiramente menos potente e com um preço mais em conta: os 110 mil euros. Para já, o Taycan Turbo começa nos 158 mil euros, o Turbo S nos 192 mil euros. E, dentro de dois anos, é provável que surja uma versão abaixo dos 100 mil euros, além da variante Taycan Cross Turismo já no final do próximo ano.

Potência de desportivo, som de elétrico

A versão de topo do Taycan, Turbo S, consegue um máximo de 761 cv de potência através do chamado overboost em combinação com o Launch Control – embora essa potência dura só algum tempo, a potência típica são os 680 cv. O Taycan Turbo tem 625 cv sempre. Ambos têm bateria de 95 kWh de capacidade.

O Taycan Turbo S acelera dos zero aos 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto o Taycan Turbo é ligeiramente mais lento, com 3,2 segundos. O Turbo S tem uma autonomia até 412 quilómetros e o Turbo uma autonomia até 450 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP em ambos os casos). A velocidade máxima de ambos os modelos de tração integral é de 260 km/h.

O modelo de quatro portas e para quatro ocupantes, com tração integral e dois motores elétricos, um por eixo que permitem ter duas bagageiras – uma atrás e outra à frente – está no meio caminho entre o mítico desportivo 911 e a berlina Panamera.

À primeira vista, é fácil ver como o Taycan é baixo e está bem perto do solo para um elétrico, ganhando um centro de gravidade particularmente baixo (tem posição dos bancos semelhante à do 911) a que ajuda a presença das baterias. A Porsche destaca não só a caixa de duas velocidades e os cinco modos de condução elétrica – onde há um launch control “explosivo” -, mas também um sistema de som para o motor chamado Porsche Electric Sport Sound, “que é opcional só porque pode haver clientes novos que não querem um som de motor específico”.

A marca indica ainda que o Taycan é o primeiro veículo de produção com uma voltagem de 800 volts, ao contrário dos habituais 400 volts para automóveis elétricos, uma vantagem por tornar possível recarregar em apenas cinco minutos a bateria através de corrente contínua (DC) a partir das estações de carregamento da rede de alta potência para uma autonomia até 100 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP).

O tempo para carregamento de cinco a 80 por cento SoC (state of charge) é de 22,5 minutos, em condições ideais de carregamento, e a potência máxima de carregamento (pico) é de 270 kW. A capacidade da Bateria Performance Plus é de 93,4 kWh. Os condutores do Taycan podem carregar os seus automóveis confortavelmente em casa até onze kW em corrente alternada (AC).

Porsche Taycan
Porsche Taycan

Um luxo de interior

Além de um exterior típico da Porsche, o interior surpreendeu-nos pelo luxo aliado à modernidade de vários ecrãs disponíveis. No total o interior do Taycan tem quatro ecrãs, incluindo um ecrã curvo de 16,8 polegadas, altamente configurável e feito a pensar nas necessidades do condutor – é uma estreia absoluta para a tradicionalista marca alemã.
Há ainda um ecrã de 10,9 polegadas no centro, onde está o sistema multimédia e um ecrã opcional colocado à frente do passageiro.

A consola central tem ainda um ecrã de 8,4 polegadas, onde podemos escolher funções. Apesar de tantas áreas digitais, não falta no topo do tablier um relógio clássico da Porsche.

Não são de “Back to the Future”, mas novas sapatilhas da Nike atam-se sozinhas