Xbox X: próxima consola da Microsoft chega no final de 2020

Xbox X
Fonte: Xbox

A Microsoft já revelou o nome oficial da sua próxima consola, a Xbox X. Com chegada marcada para a época natalícia de 2020, a nova aposta chegará ao mesmo tempo da concorrente PlayStation 5.

Durante algum tempo, a próxima consola desenvolvida pela Microsoft tinha o nome de código de Project Scarlett. Durante o evento Game Awards, que decorreu esta semana nos Estados Unidos, o líder da área de negócio da Xbox, Phil Spencer, oficializou aquela que será a próxima aposta para a área de jogos da Microsoft.

Com um aspeto semelhante ao de uma torre de computador, Phil Spencer escreve na nota publicada no blog oficial da Xbox que a consola foi desenhada para “ser compatível tanto com orientação vertical como horizontal”. No interior, o responsável da Xbox avança que esta nova consola permitirá continuar a usar “jogos as três gerações anteriores”.

Leia também | O mundo dos jogos é uma aposta milionária para as marcas

A Xbox indicou durante a apresentação que a futura Xbox X será compatível com 4K a 60 frames por segundo e, potencialmente, até 120 frames por segundo. Por agora, a Microsoft não revelou qual será a faixa de preços desta nova Xbox.

Durante a apresentação, foi também apresentado um novo comando, com alterações de dimensões e um novo botão para partilha. De acordo com a Xbox, este comando tem assegurada a compatibilidade com a Xbox One e computadores com o sistema operativo Windows 10.

Novos jogos em desenvolvimento

Neste momento, já há jogos em desenvolvimento para esta nova consola, que só chegará no final de 2020 – a empresa não especificou uma data. Durante a apresentação, a Xbox indicou que os primeiros jogos para a Xbox X serão Senua’s Sage: Hellblade II, a sequela do título de 2017 da Ninja Theory, Hellblade: Senua’s Sacrifice.

A Microsoft comprou o estúdio Ninja Theory no ano passado, na mesma altura em que anunciou uma série de aquisições de estúdios de desenvolvimento de jogos.

O jogo Halo Infinite também está a ser desenvolvido para a nova consola, algo que já é conhecido desde o verão deste ano.

 

Microsoft sem planos para uma Xbox virada apenas para streaming