Microsoft sem planos para uma Xbox virada apenas para streaming

Xbox, Microsoft, Phil Spencer
Phil Spencer, líder da área Xbox. REUTERS/Kevork Djansezian

O líder da XBox, Phil Spencer, desmentiu os rumores: a empresa não pretende apostar numa consola centrada na cloud. 

Em entrevista ao site Gamespot, Phil Spencer é claro: a equipa da divisão de gaming da Microsoft “não está a trabalhar numa consola virada para streaming, neste momento”. Spencer explica que acredita que há espaço para as consolas “tradicionais”. 

Inicialmente, os rumores apontavam que a Xbox estaria a trabalhar numa consola, com um possível nome de código “Scarlett Cloud”, virada apenas para streaming de jogos.

Leia também | Sony e Microsoft juntam-se para desenvolver inteligência artificial

Assim assim, Phil Spencer não esconde que os jogos com recurso à cloud são, efetivamente, “uma das direções que a indústria [de jogos] está a seguir”, usando mesmo a palavra “inevitabilidade”. No entanto, para o líder da Xbox, “o mundo onde os dispositivos de computação não existem e tudo surge a partir da cloud não é o mundo em que vivemos”. 

Negar que a Microsoft esteja a trabalhar numa consola apenas para streaming não é necessariamente um sinal de que a empresa não acredita nas plataformas de jogos dependentes da cloud. Durante a entrevista ao site especializado, é referido que a Xbox está a focar-se no desenvolvimento de uma plataforma na nuvem, que esteja disponíveis nos smartphones. 

Leia também | Solitário da Microsoft chegou ao Hall of Fame dos jogos 

Como tantos nomes da indústria, a latência é algo que preocupa Phil Spencer. Em outubro, a Microsoft lançou um serviço de streaming para poder jogar títulos da Xbox One no smartphone. Mesmo com críticas positivas ao serviço, o próprio líder da área de jogos da Microsoft reconhece que a latência é a principal preocupação no desenvolvimento deste tipo de serviços. 

XnFinity ‘convence’ Microsoft a abrir laboratório em Portugal e cria 40 empregos