Sony e Microsoft juntam-se para desenvolver inteligência artificial

Parceria Sony e Microsoft
Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony e Satya Nadella, CEO da Microsoft.

De rivais a parceiras: as duas gigantes vão unir-se numa aliança que pretende desenvolver novas plataformas de entretenimento, a pensar no mundo dos jogos, e soluções de inteligência artificial.

O anúncio foi feito através de comunicado, onde é possível ler que “as empresas vão explorar uma parceria para o desenvolvimento de futuras soluções para cloud em Microsoft Azure, que apoiem os seus respetivos serviços de streaming de conteúdos e de jogos”.

Uma das partes deste memorando de entendimento passa também pela colaboração para “a área de semicondutores e de inteligência artificial”. Na área dos semicondutores, isto poderá ainda incluir um “possível desenvolvimento em conjunto de soluções inteligentes de sensores de imagem”. Nesta equação, a Sony fornecerá as suas competências e conhecimento na área da imagem, aliando-se à Microsoft para utilizar a plataforma Azure.

Leia também | Microsoft a ajudar China em inteligência artificial faz soar alarmes

Já no que toca a IA, as duas partes explicam que pretendem explorar a plataforma e ferramentas de inteligência artificial da Microsoft “em produtos de consumo da Samsung, para oferecer experiências de IA em intuitivas e positivas para o utilizador”.

No mesmo comunicado, Satya Nadella, CEO da Microsoft, refere que “a Sony sempre foi líder, tanto na área de entretenimento e tecnologia e a colaboração hoje anunciada constrói uma história de inovação”.

Leia também | Ecrã ultrapanorâmico? O Sony Xperia 1 tem – e é espetacular

Apesar de inesperada, esta parceria focada em serviços e nas potencialidades da cloud mostra que já se começam a formar alianças para fazer frente às movimentações de outros gigantes, como a Google. Há alguns meses, a tecnológica norte-americana anunciou um serviço de streaming de jogos, o Google Stadia. A premissa é a de que será possível jogar em qualquer lado, independentemente do hardware.

Com a Microsoft a ser dona da consola Xbox e a Sony da PlayStation, claro que o Stadia se avizinha como uma ameaça a ambos os negócios da área de jogos.

Por dentro da maior revolução que já existiu na Microsoft