AIIA. Altice já escolheu finalistas da terceira edição do prémio de inovação

inteligência artificial, tecnologia
Fonte: Pixabay

Chama-se Altice International Innovation Award (AIIA) e vai distribuir um total de 75 mil euros a projetos na área da inovação.

Já são conhecidos os finalistas da terceira edição deste prémio. De um total de 90 candidaturas, já são conhecidos os projetos a concurso, divididos entre as categorias de academia e startup.

Através de comunicado, a Altice Portugal indica os 12 projetos finalistas – seis na categoria de projetos académicos (válido para mestrado e doutoramento) e seis ligados ao mundo das startups. Em cada categoria, foram escolhidos três finalistas portugueses e três ideias vindas de França.

Do lado da academia, os finalistas portugueses estão ligados às áreas da inteligência artificial e extração de dados: “Knowledge extraction from semi-structured sources”; “Neural Motor Behaviour in Extreme Driving” e “Powering Live Event-Plots with Media AI”. Já em relação aos finalistas franceses, foram escolhidos os projetos “Aradia”, “Culture Pic” e “Sorting and collecting organic waste”.

Leia também | Facebook contrata filósofos para ajudar a inteligência artificial (e não só). O que é que isso significa?

Entre as startups, os finalistas portugueses são a Heptasense, startup que está a levar a inteligência artificial até às câmaras de vigilância, a iLoF ea YData. Já do lado francês, as finalistas são a Ecodisplay, IXXO Blockchain e a TrackAp.

“Os comités de avaliação português e francês, constituídos por elementos da Altice Portugal e elementos da Altice France (SFR), avaliaram todas as candidaturas recebidas, tendo selecionado os projetos que, no seu entender, utilizam de forma mais disruptiva a tecnologia a favor da melhoria e progresso da sociedade”, indica a Altice Portugal, em comunicado.

Leia também | Internet das Coisas. Como a era tecnológica está ao serviço da preguiça humana

Em jogo está um “bolo” total de 75 mil euros: o primeiro lugar da categoria startup dá acesso a 50 mil euros de prémio monetário e a possibilidade de realizar uma prova conceito com o grupo Altice, ao longo de pelo menos seis meses. O melhor projeto na categoria de academia receberá um prémio monetário de 25 mil euros. Há ainda um prémio de cinco mil euros em jogo, atribuído pela Agência Nacional de Inovação, para a distinção Born from Knowledge (BfK).

Os projetos vencedores serão conhecidos na final, que se realiza a 13 de novembro, no Capitólio, em Lisboa.

Tempo Cloud, Mater Dynamics e I Do – Technology são os vencedores do IoT Challenge da Altice