O Lexus que chegou e está a reinar

A estreia do Lexus ES em Portugal foi um sucesso de vendas. Até novembro, foram matriculadas 95 unidades desde o lançamento no início do ano, o que significa quase o triplo do seu antecessor, o GS, que anualmente não vendia mais de 35 unidades por cá. Para 2020, a meta da Lexus para este novo ES, que recorre à tecnologia self-charging hybrid, é de 110 unidades.

Mas o que tem de tão especial o ES 300h, que compete com os alemães Audi A6, BMW série 5 e o Classe E da Mercedes? Vem equipado com a última geração de motores híbridos da Lexus, a maca de luxo do grupo Toyota.

Este modelo utiliza o novo motor a gasolina de 2.5 litros de quatro cilindros de ciclo Atkinson (injeção direta com dupla árvore de cames à cabeça, admissão VVT-iW e sistema de escape VVT-i com 178 CV) acoplado a uma unidade elétrica (de 88 Kw) mais compacta, leve e eficiente, com mais potência, e com nova transmissão e uma nova uma bateria de hidretos metálicos de níquel (Ni-MH) de 244,8 V instalada debaixo do banco traseiro. Além de mais potente, combina 218 cv e 221 Nm de binário máximo, o ES300h desperdiça menos energia, o que significa que tem melhores consumos e menores emissões.

A marca anuncia um consumo de combustível combinado de 5,3 l/100 km, mas no nosso ensaio os valores aproximaram-se dos seis litros, com uma condução moderada. São valores bastante aceitáveis para um carro de dimensões consideráveis, com 4,98 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,45 m de altura, e uma distância entre eixos de 2,87 m.

Com tração dianteira, nota-se a evolução do chassis GA-K, pelo excelente comportamento dinâmico em estrada, a estabilidade em curva e pelo conforto, beneficiando da excelência dos amortecedores de controlo dinâmico que se adaptam facilmente às irregularidades do piso. No nosso ensaio, sentimos que o que destoou neste ambiente harmonioso foi a caixa de variação contínua (e-CVT), pelo ruído excessivo por exemplo numa aceleração mais agressiva ou em estradas com maior inclinação – o que, de resto, não comprometeu em nada as excelentes prestações.

Na estrada, o modo de condução ECO recorre muito mais à ação do motor elétrico, já que privilegia a economia. Em oposição, no modo Sport + sente-se a potência disponível, que, não se tratando de um desportivo, é capaz de transmitir momentos de prazer de condução, mas sobretudo transmite segurança e conforto. O esquema de suspensões é MacPherson à frente e independente atrás, mas o grande elemento de destaque é a estreia mundial de uma válvula de ultra baixa velocidade que possibilita trajetórias mais precisas.

E é justamente esta a tónica dominante: o ES 300h prima pelo conforto a bordo e pelos elevados padrões de qualidade. A posição de condução é excelente, permitindo boa visibilidade da estrada e um fácil acesso a todos os comando, com destaque para o ecrã de 12,3 polegadas, que esconde um eficiente sistema de info-entretenimento. Já a posição do ‘touch pad’ acaba, por vezes, por entrar em conflito com o passageiro do lado, que basta deixar deslizar um pouco mais a mão pousada no apoio de braços e acaba por lá ir tocar. Outra opção que nos pareceu menos óbvia, do ponto de vista prático, é a colocação dos comandos do ESP e dos modos de condução acima do painel de instrumentos.

Segurança máxima nos híbridos

Para completar o capítulo da segurança, de destacar que o ES 300h alcançou a classificação de 5 estrelas do Euro NCAP, que se baseou nos mais rigorosos testes de 2018. De acordo com a Lexus, este modelo integra a mais recente versão do Lexus Safety System +, pacote avançado de tecnologias de segurança ativa da marca, que oferece, por exemplo, um assistente de pré-colisão com reconhecimento noturno de peões, sistema de máximos adaptativos (AHS) e um sistema de alerta de estacionamento à retaguarda, que alerta para as manobras de saída de estacionamentos. Oferece ainda 10 airbags de série e vem equipado com o sistema Lexus Codrive, para uma condução semiautónoma onde o cruise control adaptativo é conciliado com o assistente de manutenção de faixa para ler as linhas no asfalto ou a distância ao carro da frente, caso o piso não tenha marcações. O ES recebeu a classificação de ‘Melhor Familiar de Grandes Dimensões’ e de ‘Melhor Híbrido/Elétrico’.

Em relação ao espaço, cinco passageiros sentam-se com grande conforto. E há espaço suficiente para a bagagem (454 litros), só não pode é contar-se com o rebatimento dos bancos traseiros para fazer crescer o espaço de carga.

O preço do ES 300h começa nos 61.318 euros na versão Business, a mais acessível. Já a mais luxuosa, Luxury, ascende aos 77.321 euros.