Bosch reinventa a pala solar do carro usando inteligência artificial

Bosch
Bosch

A Bosch, que tem centros de inovação em Portugal, mostrou uma viseira solar digital para condutores de automóveis original na feira CES, em Las Vegas.

A empresa alemã Bosch – que tem uma divisão de inovação em Braga -, apresentou o seu Virtual Visor, uma viseira ou pala solar que visa solucionar as falhas dos visores solares tradicionais. A empresa revelou um estudo que indica que as palas solares tradicionais dos carros atuais não lidam com questões de segurança relacionadas com a incidência da luz do sol nos olhos dos condutores. O estudo revela mesmo um aumento dos acidentes de carro em períodos de luz solar intensa.

Para combater o problema, a Bosch criou este protótipo que consiste num painel LCD claro com uma câmara munida com inteligência artificial que escurece o painel na zona dos olhos do motorista, permitindo que se conduza sem se ser prejudicados pela luz brilhante ou pela pala física atualmente disponível nos veículos.

O Virtual Visor deteta e segue o rosto do condutor, de forma a identificar os olhos e o nível de luminosidade e projete uma secção mais escura que bloqueia o sol na zona dos olhos do condutor – ao estilo óculos de sol – mantendo o resto da pala transparente.

Bosch

“O uso criativo da tecnologia de cristais líquidos para bloquear uma fonte de luz específica diminui o brilho perigoso vindo do sol, o desconforto do condutor e o risco de acidentes; também aumenta a visibilidade, o conforto e a segurança do motorista”, afirmou Bosch em comunicado.

O produto foi, entretanto, distinguido com o CES Innovation Award, tal como o ecrã 3D da Bosch para os automóveis.

A empresa que desenvolve algumas das inovações em Braga desenvolve também uma aplicação para manutenção preditiva da Estação Espacial Internacional, um sistema para monitorizar o interior de veículos e uma plataforma inteligente para diagnóstico médico.

“A partir de 2025, todos os produtos Bosch vão, também, incluir Inteligência Artificial ou terão sido desenvolvidos ou fabricados com a ajuda desta”, explicou Michael Bolle, membro do conselho de administração da Bosch.

Protótipo da OnePlus vai testar conceito de câmara invisível