Fujitsu arrecada prémio em desafio de inteligência artificial da Airbus

Fonte: Fujitsu

A Fujitsu recebeu o primeiro prémio no desafio Airbus AI Gym, com uma solução que utiliza inteligência artificial para supervisão dos sensores de helicópteros da Airbus.

O concurso Airbus AI Gym lançou o desafio: de que forma é que a monitorização por sensores pode ser mais rigorosa, utilizando as tecnologias de inteligência artificial? A tecnológica Fujitsu recebeu o primeiro prémio, com uma solução não supervisionada que permite detetar anomalias nos dados de acelerómetro dos helicópteros da Airbus.

A solução apresentada pela Fujitsu competiu com outras 140 equipas a concurso. Durante o desafio, os engenheiros de voo “acoplaram grandes quantidades de sensores a helicópteros de teste para captar cada nuance do seu comportamento”, indica a empresa, através de comunicado. “Para melhorar a detecção de sinais de alerta precoces nesta vasta quantidade de dados, a Airbus criou o desafio AI Gym, promovendo a investigação de uma nova forma de localizar com precisão potenciais problemas, sobretudo dados com valores atípicos.”

Leia também | Internet das Coisas. Como a era tecnológica está ao serviço da preguiça humana

A solução desenvolvida pela Fujitsu conseguiu alcançar uma precisão de 93%, com a tecnológica a aproveitar o modelo de inteligência artificial sem supervisão “DeepTAN” para este desafio. “A solução pegou em sequências de dados de múltiplos sensores e analisou-os durante um período de tempo fixo, detectando comportamentos anormais do sensor através de um algoritmo de deep learning.”

Segundo a empresa, existem planos para industrializar esta solução, transformando-a numa solução de análise cronológica sem supervisão.

 

Há mais concorrentes na corrida ao transporte aéreo pessoal