Nova entidade foi formalizada nesta terça-feira. Objetivo vai ser promover a inovação e a investigação no sector do turismo.
Foi formalmente criado o Tourism Innovation Center, uma associação que pretende dar apoio às empresas no desenvolvimento de uma abordagem mais inovadora na área do turismo.
O Tourism Inovation Center conta com nove associados fundadores – Turismo de Portugal, Amadeus, Ana Aeroportos, BPI, Brisa, Google, Microsoft, MillenniumBCP e NOS. A sede da nova entidade vai estar localizada na Covilhã.
A direção do centro de inovação fica a cargo do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, enquanto a Mesa da Assembleia Geral será presidida por um representante da Google. Já a Microsoft terá representação na direção.
Leia também | Alibaba cria rota da seda do século XXI para 葡萄牙 (Portugal)
“O Tourism Innovation Center tem como objetivo promover a inovação e o uso da tecnologia na cadeia de valor do turismo e contribuir para potenciar Portugal como hub de inovação do sector do turismo”, lê-se no comunicado enviado.
Entre os objetivos desta associação de direito privado está também a criação de laboratórios de formação através de parcerias e a transferência de conhecimento para as empresas. Quando a iniciativa foi anunciada em 2017, outro objetivo estabelecido era o lançamento da Tourism Digital Academy, através da criação de uma rede de parceiros com escolas de turismo em Portugal.
Segundo a informação partilhada, o Tourism Innovation Center terá a sua primeira iniciativa pública na próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa – que decorre entre 13 e 17 de março -, onde terá um espaço que contará com a presença de 30 startups.