Facebook: sendo a rede social com maior número de utilizadores, é habitualmente uma das primeiras a ser instalada num smartphone novo. Além disso, como o Facebook também serve para fazer login noutros serviços, dá sempre jeito tê-la à mão.
WhatsApp: é uma das apps mais práticas para enviar mensagens rapidamente.
Spotify: mesmo que não tenha subscrição pode ouvir as suas músicas favoritas em streaming, ainda que com algumas limitações.
Snapseed: criada pela Google, permite editar de forma rápida e fácil as suas fotografias.
Shazam: gosta de uma música mas não sabe o nome? O Shazam ajuda a pôr fim a esse mistério.
Dark Sky: uma aplicação bastante precisa para acompanhar as mudanças meteorológicas.
Instagram: conquista cada vez mais utilizadores e é, quase por excelência, a rede social para partilhar imagens. Foto: REUTERS/Thomas White
Pocket: uma solução para guardar todos os artigos que quer ler mais tarde, com a vantagem de ficarem disponíveis em modo offline.
MB Way: permite levantar dinheiro sem sequer ter o seu cartão à mão, fazer transferências mais rapidamente e até gerar cartões virtuais.
Netflix: para poder ver as suas séries favoritas onde quiser – além de poder transferir alguns episódios para ver mesmo sem Internet.
Messenger: a aplicação de mensagens do Facebook fica associada à sua conta da rede social.
Uber: permite pedir um serviço de transporte quando quiser. É uma das mais conhecidas – se viajar para fora do país é muito provável que consiga usá-la também.
Taxify: ao contrário da Uber, não tem tarifa dinâmica, o que a torna numa séria concorrente em ocasiões mais concorridas.
Uber Eats: ainda não tem um espetacular alcance, mas é a única que vai levar McDonald’s até sua casa.
Google Drive: se não a tiver instalada de origem no smartphone, faça o download rapidamente. Tem uma ferramenta de scanner, guarda todos os seus ficheiros na cloud e ainda ajuda na hora das cópias de segurança.
SwiftKey: este teclado pode ser personalizado à sua vontade, no que toca a tema de cores. Aprende com a sua escrita e ainda mostra quantos toques poupou ao utilizar a sugestão automática.
Tem um novo smartphone Android, prontinho a estrear e encher de aplicações? Há sempre um conjunto de aplicações que são apostas ganhas.
Entre redes sociais, aplicações de mobilidade, edição de imagem, produtividade… É todo um mundo de possibilidades – ainda para mais no mundo do sistema operativo da Google. Apps como o Facebook ou WhatsApp são sempre algumas das primeiras a entrar para o rol de instalações,
Mas também há toda outra variedade de opções, desde reconhecimento de músicas, como o Shazam, até aos serviços de streaming, como o Spotify ou o Netflix.
Se não as tiver instaladas por defeito, é sempre boa ideia fazer download da aplicação Google Drive – assim garante que tem sempre as cópias de segurança do seu novo smartphone feitas. No caso das cópias do WhatsApp, com a vantagem de que pode ter a sua cópia de segurança na Google Drive, sem isso contar para a ocupação geral de espaço.
Também vale a pena investir numa aplicação de edição de imagem – a Snapseed é uma opção prática, já que permite editar rapidamente as imagens ao seu gosto.
Percorra a galeria de imagens para ver as aplicações que devem ser as primeiras do seu smartphone novo.