GPS mais antigos podem deixar de funcionar já em abril

Lembra-se do famoso bug do ano 2000, conhecido como Y2K, que supostamente colocaria em risco vários produtos tecnológicos? É isso que poderá a acontecer com os equipamentos de GPS mais antigos, a partir de 6 de abril. 

A questão tem ficado conhecida como Week Number Rollover. Os equipamentos GPS recorrem a um parâmetro específico que conta o tempo em semanas e que reinicia automaticamente quando se atinge a semana 1024. A primeira contagem começou a 6 de janeiro de 1980 e o primeiro reiniciar do sistema foi feito a 21 de agosto de 1999. Quando é que se chegam às 1024 semanas a partir dessa data? A 6 de abril de 2019.

É esperado que este ‘bug’ chegue aos equipamentos GPS mais antigos, sendo que já há várias marcas que estão a pedir aos utilizadores que verifiquem se têm o software do GPS atualizado. De um modo geral, quem faça atualizações regulares ao seu GPS estará a salvo deste problema.

Leia também | Quer manter os seus filhos debaixo de olho? Estas apps ajudam

O ‘bug’ em si não será catastrófico, mas poderá trazer problemas na navegação, como reiniciar a data do equipamento ou fazer alterações à localização. Sendo que os GPS precisam de dados muito precisos relativamente a datas para fazer a localização, qualquer segundo de diferença pode trazer grandes alterações à precisão da localização.

Embora este reset esteja marcado para o dia 6 de abril, poderá haver casos em que os erros só se manifestam mais tarde. De qualquer forma, mais vale fazer uma dupla verificação e perceber se tem o software mais atualizado possível, já que vale mais prevenir do que remediar…

Na galeria acima, pode encontrar algumas alternativas de aplicações de GPS.

Google Earth deixa expostas bases militares de Taiwan