Google Earth deixa expostas bases militares de Taiwan

Uma atualização na plataforma do Google Earth deixou expostos acidentalmente a localização secreta de bases militares de Taiwan.

A notícia foi reportada pelo South China Morning Post e indica que alguns dos dados militares mais sensíveis de Taiwan foram revelados publicamente durante o update. A Google estava a carregar novas versões tridimensionais de Taipé, Nova Taipé, Taoyuan e Taichung.

Até ao momento, vêem-se imagens claras da base militar que deverá ser uma infraestrutura para os mísseis Patriot de proteção da ilha. Ou seja, não há imagens desfocadas, mas sim uma visão real do que se passa na base. É possível ver a localização exata, a estrutura da base e as localizações concretas dos lançadores de mísseis.

Leia também | Dados de localização dos utilizadores valem milhões – e há quem esteja disposto a pagar

O South China Morning Post também indica que há mais duas estruturas militares secretas reveladas na atualização do Google Earth. O Ministro da defesa de Taiwan, Yen Te-fa, indica que foi criada uma comissão para trabalhar com a Google para evitar que situações idênticas voltem a acontecer com infraestruturas militares.

A revelação de locais militares sensíveis por tecnologia não diz respeito apenas aos mapas. Em agosto de 2018, o Pentágono baniu o uso de aparelhos ou apps que usem GPS por pessoal militar norte-americano no ativo, devido a receio que esses tecnologias permitam “que inimigos tenham informação das operações militares”.

No mesmo ano, foi revelado que duas apps em Android para treino militar pelas forças norte-americanas tinham várias vulnerabilidades, que podiam por em risco missões de combate.

Se a inteligência artificial da Google abusar, dê-lhe um puxão de orelhas