Está há dois anos a ser desenvolvida em segredo, na Alemanha, pela divisão Motorrad da BMW. Consegue reconhecer curvas e travar sozinha, com o objetivo de ajudar a diminuir a sinistralidade na estada.
As estatísticas apontam que há muitos mais acidentes com motociclistas entre as vítimas mortais, principalmente quando se compara com acidentes com automóveis. A divisão Motorrad da BMW, dedicada aos veículos de duas rodas, está a desenvolver uma tecnologia para tornar as motas mais autónomas. Recentemente, mostrou como é que o protótipo se comporta em ambiente de estrada, recorrendo a um vídeo.
O objetivo do projeto não é, de todo, ter motas que circulem pelas estradas sem motociclistas, mas sim dar uma ajuda extra em casos de emergência. Segundo os responsáveis pelo projeto, ao ser treinada para reconhecer curvas e saber como agir em situações onde é necessário auxílio à travagem, a tecnologia autónoma permitirá aumentar a segurança na estrada.
Leia também | “Legislação está a atrasar os carros voadores, não é a tecnologia”
A BMW está a desenvolver esta tecnologia para tornar as motas mais autónomas, mas não é a única a trabalhar na incorporação de tecnologia nos veículos de duas rodas. A Vespa, por exemplo, também está a integrar inteligência artificial nas suas Vespas elétricas, que passarão a ter a capacidade para evitar obstáculos ou arranjar alternativas para fugir ao trânsito.
Leia também | Conheça a Tesla das motos todo-o-terreno