Anda sempre de smartphone na mão e não o larga nem quando é preciso comer? A verdade é que este fiel amigo é um chamariz para bactérias. E, de vez em quando, também precisa de uma limpeza.
Sítios por onde passam muita gente são habitualmente fontes de bactérias – um corrimão de escada ou um suporte de apoio do metro são exemplos disto. E sendo que o gesto mais habitual é andarmos de transportes com o telefone na mão, já está a perceber como funciona esta história, não é?
Além de estarem constantemente a ser utilizados, o que não ajuda à limpeza, também convém que de vez em quando dê uma atenção à limpeza do telefone. Há quem recomende que faça uma limpeza de manhã e à noite, principalmente se passar muito tempo ao telefone, sem utilizar auriculares.
Embora já existam smartphones com resistência à água, não é muito apropriado que limpe o telefone com água e sabão. Em vez disso, a recomendação passa por um pano de microfibra, que tantas vezes é utilizado para limpeza de óculos, por exemplo.
Antes de começar qualquer processo de limpeza, dá jeito verificar se não tem nenhum grão ou poeira que esteja no ecrã. Caso isso aconteça, pode sempre utilizar um pouco de fita-cola para retirar o grão e depois proceder à limpeza.
Se quer mesmo desinfectar o smartphone, há kits de limpeza adequados para isso, mas convém evitar soluções que sejam demasiado agressivas ou utilizar álcool diretamente no terminal. Pode colocar um pouco de desinfectante num pano e só depois fazer a limpeza ou, em alternativa, utilizar toalhitas adequadas para esse fim.
Marcas como a Apple e outras fabricantes recomendam que faça este tipo de limpezas com o smartphone desligado. Caso tenha uma capa para proteger o telefone, também convém que a vá retirando com regularidade, para poder fazer uma limpeza e evitar que haja acumulação de pó ou sujidade.