Browser: é uma questão de gosto e de recorrer àquilo a que mais está habituado. Além do Chrome, que domina o mercado, também há mais opções, como o Firefox ou o Opera – que já tem até uma VPN incluída.
Antivírus: a proteção é importante. Para garantir um computador o mais saudável possível, torne isto num dos seus primeiros passos. Se não quer gastar muito, há opções gratuitas, como o Malwarebytes ou o Avast.
Produtividade: tem a clássica suite de produtividade da Microsoft, que habitualmente está incluída ou em promoção na altura de compra de um novo computador. Se prefere poupar dinheiro, experimente a LibreOffice ou até as opções disponibilizadas pela Google, como os Docs ou Presentations.
Serviço de cloud: Dropbox, Google Drive ou OneDrive – a escolha é sua. Há quem os tenha a todos, também, para garantir que tem sempre os ficheiros sincronizados entre dispositivos. Imagem: Pixabay
WinRar: a solução mais fácil para quando tem pastas zipadas.
CCleaner: a opção mais conhecida para ter um computador otimizado e livre de tralha.
VLC: tem a vantagem de reproduzir um leque muito alargado de formatos de ficheiros multimédia.
Spotify: é o serviço de streaming mais utilizado. Tenha ou não subscrição, vale a pena tê-lo à mão para ouvir música e podcasts. Foto: REUTERS/Dado Ruvic
Skype: dá sempre jeito para quando precisa de fazer uma videochamada.
Audacity: mesmo que não edite áudio no computador, o Audacity dá uma ajuda a reconverter formatos áudio. Além disso, é gratuito e ocupa pouco espaço.
Paint.net: um programa rápido e fácil para editar imagens em pouco tempo.
Recuva: já apagou por engano um ficheiro e esvaziou a reciclagem? O Recuva costuma dar uma ajuda nesses momentos dramáticos.
TunnelBear: uma VPN gratuita que lhe dá acesso a 500MB de dados por mês – portanto implica uma boa gestão. Vale a pena para quando precisa de aceder a hotspots gratuitos e, normalmente, pouco seguros.
Acabou de ligar o seu computador novo? Não precisa de o sobrecarregar de software, mas há alguns programas que usamos no dia-a-dia e que dão sempre jeito ter no PC.
Além dos seus ficheiros, há que apostar também nas questões da segurança, produtividade e também nas ligações à cloud.
Tudo depende de gosto do utilizador, claro, mas há alguns programas que figuram em quase todos os computadores – como o Spotify ou um navegador, seja o Chrome, Firefox ou o Opera.
Também vale a pena instalar o Recuva no seu computador, só para garantir que tem alguma salvação em casos de desastre – como quando se apaga um ficheiro por acidente e a seguir se esvazia a reciclagem…
Percorra a galeria de imagens para saber quais são as sugestões de software para o seu novo computador.