Acha que está à prova de emails de ‘phising’? Este quiz quer colocá-lo à prova

segurança
REUTERS/Steve Marcus

Os esquemas de ‘phising’ estão a ficar cada vez mais sofisticados. Esta nova ferramenta da Google quer provar que até mesmo um olho mais treinado pode ser apanhado de surpresa.

Segundo os dados revelados pela Google, 1% de todos os emails enviados são, na verdade, um esquema de ‘phising’, com vários endereços maliciosos a colocar à prova a segurança dos utilizadores. A nova ferramenta da Google, chamada Phising Quiz With Google, apresenta oito situações, onde o utilizador é convidado a fazer uma escolha – trata-de se um email legítimo ou de um email malicioso? Antes de começar, é preciso indicar nome e endereço de email – informação que tanto pode ser real ou inventada na hora.

Leia também | O mundo tem um problema de segurança informática. Portugal tem a solução

Além de indicar a resposta à pergunta, a Google ainda dá algumas dicas de como é que, no futuro, pode estar atento a situações do género. Muitas das opções mostram esquemas que são cópias bastante perfeitas de emails de aviso enviados pela própria Google, como avisos de que há um acesso indesejado à conta do Gmail.

Em muitos destes esquemas de ‘phising’, a ideia passa por conseguir roubar informação sensível, como dados pessoais ou até dados para aceder a diferentes serviços.

Leia também | Novo serviço de segurança da Kaspersky quer adaptar-se aos hábitos do utilizador

No quiz da Google, há uma salvaguarda: mesmo nos exercícios que contam com links maliciosos, trata-de se uma simulação, já que nenhuma das ligações funciona. No final do teste feito, ainda é possível partilhar os resultados nas redes sociais.

Habitualmente, a Google costuma partilhar com frequência formas de os utilizadores terem a sua conta Gmail em segurança. As dicas habituais envolvem a utilização de uma autenticação de dois factores, por exemplo, mas metade do trabalho de segurança também passa pela capacidade de estar atento para conseguir descobrir esquemas de ‘phising’ em poucos passos.

Revelados 773 milhões de emails online. Saiba se o seu está na lista