Assistente Alexa vai chegar a Espanha e Itália. Portugal continua de fora

Numa altura em que a 'guerra' dos assistentes digitais está a aumentar, a Amazon aposta na internacionalização da Alexa para alcançar a liderança.

Amazon Echo | Alexa
Foto: REUTERS/Jeffrey Dastin

A Alexa continua a sua expansão na Europa. Esta terça-feira, a Amazon anunciou a chegada da assistente digital a mais dois países, Espanha e Itália, alargando para seis o número de mercados europeus onde a plataforma fica disponível.

Mais do que a chegada a estes mercados, importa destacar o lançamento da Alexa nos idiomas desses países – o espanhol ganha relevância pelas portas que abre à Amazon noutros países, principalmente na América do Sul.

Com este anúncio, a Amazon já disponibilizou para os programadores espanhóis e italianos as ferramentas que permitem criar skills – o equivalente às aplicações da Alexa.

A tecnológica norte-americana não adiantou uma data específica para o lançamento da assistente digital nos dois países, dizendo apenas que chegará no final do ano e através da “família de dispositivos Echo” – nome da linha de gadgets inteligentes da Amazon. Nos dois países, a Alexa também vai funcionar em colunas das marcas Bose e Sonos.

O novo anúncio surge apenas duas semanas depois de a Amazon ter lançado a assistente de voz também em França. Portugal continua, para já, fora da lista de países que nos quais há uma versão localizada da Alexa, mas faz parte da lista de países nos quais é possível comprar parte da linha de colunas Amazon Echo.

Além dos países já referidos, a assistente está disponível na Alemanha, Reino Unido, Irlanda, EUA, Nova Zelândia, Japão e Índia.