Anomalia em cápsula da SpaceX poderá atrasar testes com tripulação

A SpaceX e a NASA confirmaram no domingo uma “anomalia” com a cápsula de passageiros. A situação terá sido detetada durante um teste estático, no Cabo Canaveral, na Flórida.

A empresa de Elon Musk quer ter um lugar na exploração espacial comercial. Em março, a SpaceX conseguiu fazer uma simulação de viagem com esta cápsula, até à Estação Espacial Internacional.

O objetivo era perceber como reagiam os sistemas durante o percurso e perceber se a cápsula conseguia fazer uma abordagem segura à Estação Espacial. Na altura, existia apenas um boneco dentro da cápsula, a simular o comportamento do corpo humano. Este teste foi considerado um passo crucial para os desenvolvimentos da missão da empresa de exploração espacial, principalmente porque a cápsula precisa de fazer o processo de manobra de aproximação à Estação.

Depois disso, o passo seguinte já estava anunciado: levar a cabo este teste com humanos como tripulação.

Leia também | Voluntários vão passar 60 dias deitados em nome da investigação espacial

No entanto, esse plano poderá estar em risco: um teste final à cápsula não terá corrido bem, neste domingo. Segundo a imprensa internacional, alguns observadores dos testes relatam ter visto fumo nas imediações do local de teste.

Através do Twitter, Jim Bridenstine, da NASA, refere que a agência foi “notificada relativamente aos resultados do teste”. No mesmo tweet acrescenta ainda que as equipas estão a avaliar a anomalia ocorrida durante o teste, explicando também que serão feitos ajustes com a informação adquirida sobre esta situação.

A SpaceX tinha marcado um teste para junho, onde pretendia testar se a cápsula se conseguiria afastar do foguetão em caso de emergência. Depois disso, em julho, os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken estavam escalados para participar no primeiro teste com tripulação na cápsula Dragon. Resta agora saber se esta anomalia vai agora alterar o calendário de testes definido pela SpaceX e pela NASA.

Apesar de ainda estar em testes para esta missão, a SpaceX já tem um bilhete vendido para a primeira viagem. O multimilionário japonês Yusaku Maezawa, dono da empresa de comércio de moda online Zozotown quer ser o primeiro turista da SpaceX. 

SpaceX vai despedir 10% dos funcionários