Como não perder todas as mensagens e imagens no WhatsApp

Vem aí uma pequena mudança no WhatsApp, mas que pode estragar a vida digital de milhões de utilizadores. Evitar a perda das mensagens é muito fácil e demora apenas alguns segundos.

A partir de 12 de novembro, as cópias de segurança do WhatsApp vão deixar de contar para a quota de armazenamento no serviço Google Drive – mas há um grande senão. Se a última cópia dos dados tiver mais de um ano, os utilizadores vão perder todas as mensagens, imagens e vídeos que estiverem armazenados no serviço da Google.

A alteração faz parte de uma parceria anunciada entre as duas tecnológicas há poucas semanas. Mas só agora é que a eliminação de backups com mais de um ano é que está a ser comunicada aos utilizadores.

“Por causa de um acordo entre o WhatsApp e a Google, os backups do WhatsApp não vão contar para a quota de armazenamento do Google Drive. Contudo, qualquer backup que não seja atualizado há mais de um ano vai ser automaticamente removido do armazenamento”, lê-se na mensagem da Google.

A Google diz que para não haver perda de dados por parte dos utilizadores, todos os backups têm de ser atualizados até ao dia 30 de outubro de 2018.

Como fazer backup do WhatsApp

No ecrã principal do WhatsApp, terá de carregar no canto direito superior nos ‘três pontos’ que dão acesso às ‘Definições’ da aplicação. Aí deve selecionar o separador ‘Conversas’ e depois ‘Cópia de segurança’. Ao entrar neste campo, vai ver quando foi a última vez que um backup foi feito. É também aqui que pode atualizar a cópia de segurança.