Cambridge Analytica. Facebook aceita pagar multa a autoridades britânicas

Facebook
Fonte: Reuters

O Facebook ainda se vê a braços com as consequências e multas do caso Cambridge Analytica. Desta vez, a rede social aceitou pagar cerca de 580 mil euros no Reino Unido.

Um ano depois da divulgação do escândalo de privacidade Cambridge Analytica, o Facebook continua a pagar multas. Depois de pagar uma multa de cinco mil milhões de dólares nos Estados Unidos, aplicada pela FTC (Federal Trade Commission), a empresa de Mark Zuckerberg chega agora a acordo com o Reino Unido.

O Facebook aceitou pagar uma multa de 500 mil libras, cerca de 580 mil euros, à conversão atual. Esta multa é aplicada pelo regulador britânico encarregue da privacidade (ICO), que estima que terão sido recolhidos dados de pelo menos um milhão de utilizadores britânicos.

Leia também | Ex-diretora da Cambridge Analytica, Brittany Kaiser, na Web Summit

Os dados em causa terão sido trabalhados pela empresa de análise de dados Cambridge Analytica para fins políticos. A empresa recorreu a centenas de dados pessoais retirados de um teste de personalidade no Facebook, para traçar perfis de comportamento dos utilizadores. A Cambridge Analytica, que fornecia serviços às campanhas de Donald Trump e ao partido UKIP, terá conseguido traçar perfis de eleitores a partir destes dados.

Consoante os perfis de eleitor, a informação recolhida terá sido usada para influenciar o referendo de saída do Reino Unido da União Europeia e as eleições norte-americanas, em 2016, através de mensagens direcionadas aos eleitores indecisos.

Caso Cambridge Analytica termina em multa de 5 mil milhões ao Facebook