A Starliner da Boeing não conseguiu cumprir o objetivo principal de acoplar na Estação Espacial Internacional mas, para a Boeing e para a NASA, a missão foi parcialmente concluída com sucesso. A cápsula conseguiu aterrar em segurança, no Novo México.
A Starliner da Boeing conseguiu aterrar em segurança no solo, ao contrário de várias cápsulas que fazem o teste sem tripulação, que habitualmente fazem a aterragem em meio aquático. A cápsula regressou à Terra, aterrando numa localização no Novo México às 7h59 (hora local), perto da uma da madrugada na hora de Portugal continental.
Apesar da missão atribulada, a cápsula conseguiu cumprir muitos dos desafios, com a equipa a indicar que conseguiu recolher informação entre 85 a 90% de tudo aquilo que pretendiam saber.
Leia também | Táxi-voador autónomo da Boeing supera primeiro teste
Esta viagem tinha como principal missão recolher informações sobre o comportamento da cápsula em viagem, com o intuito de avançar para um dos próximos grandes testes: as viagens com tripulação a bordo. Durante este teste, não seguiu nenhum humano a bordo, apenas o manequim Rosie, a Astronauta, equipada com sensores para perceber o impacto da viagem no corpo humano.
Como foi avançado pouco depois do início do teste, a Starliner teve um erro na órbita, o que significa que não conseguiu cumprir o teste de acoplagem à Estação Espacial Internacional. Há alguns meses, a rival SpaceX conseguiu cumprir este teste: a tripulação da Estação conseguiu entrar na cápsula Dragon, retirar objetos enviados da Terra e até cumprimentar o manequim Ripley, que seguia a bordo.
Leia também | Novo avião hipersónico vai permitir voar de Londres a Sidney em 4 horas
Ainda assim, a NASA sublinha que, além dos dados recolhidos, esta marca ainda “a primeira vez que uma cápsula feita nos Estados Unidos, certificada para transportar humanos, aterrou no solo”.
LANDING CONFIRMED
The #Starliner spacecraft safely touched down at 7:58am ET at @WSMissileRange in New Mexico with a bulleye landing. This marks the 1st time an American-made, human-rated capsule has landed on land. Watch our live coverage: https://t.co/MAYPLDF7R7 pic.twitter.com/66owuQDsVB
— NASA (@NASA) December 22, 2019
Português coordena parte da primeira caminhada espacial 100% feminina