Cápsula da Boeing chega em segurança à Terra, após missão atribulada

Starliner, Boeing
Fonte: Boeing

A Starliner da Boeing não conseguiu cumprir o objetivo principal de acoplar na Estação Espacial Internacional mas, para a Boeing e para a NASA, a missão foi parcialmente concluída com sucesso. A cápsula conseguiu aterrar em segurança, no Novo México.

A Starliner da Boeing conseguiu aterrar em segurança no solo, ao contrário de várias cápsulas que fazem o teste sem tripulação, que habitualmente fazem a aterragem em meio aquático. A cápsula regressou à Terra, aterrando numa localização no Novo México às 7h59 (hora local), perto da uma da madrugada na hora de Portugal continental.

Apesar da missão atribulada, a cápsula conseguiu cumprir muitos dos desafios, com a equipa a indicar que conseguiu recolher informação entre 85 a 90% de tudo aquilo que pretendiam saber.

Leia também | Táxi-voador autónomo da Boeing supera primeiro teste

Esta viagem tinha como principal missão recolher informações sobre o comportamento da cápsula em viagem, com o intuito de avançar para um dos próximos grandes testes: as viagens com tripulação a bordo. Durante este teste, não seguiu nenhum humano a bordo, apenas o manequim Rosie, a Astronauta, equipada com sensores para perceber o impacto da viagem no corpo humano.

Como foi avançado pouco depois do início do teste, a Starliner teve um erro na órbita, o que significa que não conseguiu cumprir o teste de acoplagem à Estação Espacial Internacional. Há alguns meses, a rival SpaceX conseguiu cumprir este teste: a tripulação da Estação conseguiu entrar na cápsula Dragon, retirar objetos enviados da Terra e até cumprimentar o manequim Ripley, que seguia a bordo.

Leia também | Novo avião hipersónico vai permitir voar de Londres a Sidney em 4 horas

Ainda assim, a NASA sublinha que, além dos dados recolhidos, esta marca ainda “a primeira vez que uma cápsula feita nos Estados Unidos, certificada para transportar humanos, aterrou no solo”.

 

Português coordena parte da primeira caminhada espacial 100% feminina