Cobranças no fim de período de experiência? MasterCard vai impedir isso

MasterCard, cartão de crédito, pagamentos
Fonte: Pixabay

Há muitas empresas que fazem isto: deixam o utilizador experimentar algo de forma gratuita, num período experimental. No fim desse tempo, as empresas podiam fazer cobranças automáticas. Agora, a MasterCard quer impedir essas práticas.

Acontece com muitos serviços, incluindo a Netflix. Faz o registo para experimentar alguma coisa, insere um número de cartão de crédito e depois esquece-se de cancelar o serviço antes do período experimental acabar. Até aqui, as empresas podiam fazer a cobrança de mensalidade de forma automática.

Leia também | Revolut, a rival digital dos bancos vai aceitar depósitos em Portugal

A MasterCard anunciou que tem uma nova política para impedir isto. As empresas vão ter de passar a informar os consumidores de que o período experimental está a chegar ao fim, impedindo assim estas cobranças indesejadas. No comunicado, a MasterCard explica também que vai pedir às companhias que avisem o consumidor caso haja alterações a preços – e a dar também instruções claras para fazer o cancelamento do serviço, caso seja esse o desejo do consumidor.

Leia também | Google obtém licença para serviços financeiros na UE

Segundo a empresa do setor de pagamentos, que está presente em mais de 210 países, estes avisos poderão chegar através de emails ou mensagens de texto. Nestas comunicações terá de ser explícito o valor da subscrição, data de pagamento e a identificação da empresa.

Pagamentos invisíveis. Podemos não os ver, mas estão a chegar