Era um dos vários projetos da Amazon para uma casa conectada. O tempo de vida dos botões Dash chega agora ao fim e a culpa é da suspeita do costume: a assistente digital Alexa.
Com ligação à conta Amazon, o cliente poderia simplesmente colocar pequenos botões pela casa: apenas um toque garantia que os produtos eram automaticamente adicionados à lista de compras.
A cinco dólares cada um, estes pequenos botões coloridos tinham várias categorias, desde rolos de papel de cozinha até detergente para a roupa. Agora, a Amazon confirma à CNET que vai mesmo ‘matar’ este projeto.
Leia também | Robôs de entregas autónomos da Amazon já entraram ao serviço
Quem já tiver estes botões vai continuar a poder usá-los, mas a empresa acredita que a Alexa conseguiu sobrepor-se à utilidades destes botões. Presente num número crescente de lares, a assistente digital pode rapidamente criar lembretes para compras, basta dizer o que é preciso comprar. O facto de estar a ser integrada em cada vez mais produtos, desde fornos até frigoríficos, também tem ajudado a Alexa a conquistar o seu império nas casas conectadas.
Leia também | Os portugueses que põem as colunas da Amazon a falar connosco
A Amazon refere que, ao longo dos anos de vida dos botões Dash, conseguiu vender “milhões de botões”. Recentemente, um tribunal aa Alemanha apontou o dedo ao conceito dos botões para compras: era referido que, ao bastar premir um botão para comprar, a Amazon não dava indicações ao consumidor sobre o preço do produto que estava prestes a comprar.
Quanto de impostos pagou a Amazon por 11,2 mil milhões de lucros? Zero