Saiba o que está a ‘matar’ a bateria do seu portátil

Tem um portátil que não aguenta muito tempo sem estar ligado à eletricidade? Não há ‘curas’ milagrosas, mas há dicas que podem fazer toda a diferença. Confira a galeria em cima para saber quais.

O passar dos anos não é amigo da bateria do seu portátil, mas o verdadeiro inimigo da autonomia está lá desde o primeiro dia. Para muitos utilizadores é um elemento que passa quase despercebido, mas que está mesmo em frente aos seus olhos. Sim, o ecrã é o maior responsável pelo consumo energético do seu portátil.

Não é de admirar: à medida que as resoluções foram aumentando e a qualidade dos painéis melhorando, mesmo o incremento que houve do lado das baterias propriamente ditas não foi suficiente para impedir um impacto significativo dos ecrãs no tempo de utilização dos portáteis.

Leia também | Seis hábitos que todos temos e que encurtam a vida dos computadores

Mas como em quase tudo o que é tecnológico, há soluções que ajudam a contornar o problema: como deixar de usar o ecrã não é uma opção, pelo menos pode gerir melhor as definições de luminosidade do painel e do desempenho geral do portátil, como salienta a publicação CNet.

Na galeria em cima encontra algumas dicas que pode usar para aumentar a autonomia da bateria do seu portátil.