Concurso procura os próximos cientistas portugueses. O vencedor viaja até à NASA

FCT Nova
A equipa que venceu numa das edições passadas do concurso (FCT Nova)

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do FCT NOVA Challenge, o concurso que desafia alunos portugueses a criar projetos científicos. O melhor ganha viagem a Centro da NASA.

O objetivo é estimular os estudantes portugueses a criarem soluções científicas, ou seja, eles próprios tornarem-se cientistas e ganharem gosto pela ciência e pelo seu potencial. A FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa anunciou esta semana que começaram as inscrições para o FCT NOVA Challenge.

O concurso que chega à sua quinta edição desafia os estudantes portugueses a solucionar problemas científicos, com apoio da Direção-Geral da Educação e da Embaixada dos Estados Unidos da América, daí que o prémio para o principal vencedor seja uma viagem ao Centro da NASA em Washington.

A missão do concurso passa por “promover o conhecimento científico entre os jovens portugueses e a consequente criação de novos talentos na Ciência, Tecnologia e Engenharia, áreas de investigação e ensino da FCT NOVA”, indica o estabelecimento de ensino em comunicado. Além dos estudantes do 12º ano, dos cursos Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, e Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, pela primeira vez, a FCT NOVA abriu o concurso às Escolas Profissionais.

Leia também | Como será a Universidade do futuro em Portugal? “Aprender é para a vida”

Como funciona o concurso?

A competição é feita entre equipas de três a cinco estudantes, orientados por até dois professores, que devem conceber, ou até construir, um projeto que seja uma resolução prática de um problema concreto de ciência ou engenharia, que pode passar por uma metodologia inovadora. Idealmente, as experiências empregues pelos alunos no FCT NOVA Challenge “devem contribuir para o avanço da ciência, representando um dos principais objetivos da faculdade” sediada na Caparica.

A FCT NOVA recorda ainda, em comunicado, que é reconhecida pela produção científica, “sendo a faculdade portuguesa com a maior concentração de laboratórios CoLABs e Bolsas EuropeanResearch Council (ERC)”.

A mostra pública dos trabalhos selecionados é dia 5 de junho, depois segue-se a atribuição do prémio ao vencedor com a viagem ao Centro da NASA em Washington DC, nos EUA, com despesas de deslocação e alojamento incluídas. Os vencedores do ano passado foram alunos da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, de São João da Madeira. O concurso Challenge 2020 está disponível neste site.

Alunos portugueses conquistam medalhas de prata nas Olimpíadas da Ciência da UE