Este inventor francês foi o primeiro a passar Canal da Mancha de hoverboard

Franky Zapata hoverboard

Tornou-se popular no filme Regresso ao Futuro, mas desde há uns anos voltou sob a forma de aparelhos peculiares, uns com rodas, os mais convincentes que pairam mesmo no ar. Agora chegou a vez de um hoverboard cometer uma proeza.

Foi preciso uma segunda tentativa, mas Franky Zapata tornou-se esta semana no primeiro a atravessar o Canal da Mancha nos comandos de um hoverboard. O inventor francês usou seu Flyboard Air movido a jato para percorrer 35 km de França a Inglaterra em 22 minutos, pousando de forma breve a meio da viagem num barco para substituir a sua mochila com querosene. O aparelho conseguiu ser bem rápido, atingindo velocidades até 170 km/h.

A primeira tentativa no final de julho foi frustrada quando Zapata não conseguiu pousar na plataforma do barco por “alguns centímetros”. Agora a resposta foi uma plataforma maior para garantir que a última tentativa funcionava sem problemas.

https://twitter.com/frankyzapata/status/1157926505370083328

Esta é uma conquista publicitária para a empresa Zapata, Z-Air, que pretende abrir portas para esta tecnologia para que possa ser usada noutras áreas. Os militares franceses já estão a utilizar esta tecnologia como uma opção para levar logística para um local remoto ou até mesmo como sistema para ataques. Uma viagem bem-sucedida de longa distância como esta poderia dá confiança na tecnologia, mesmo que ela tenha algumas limitações.

O filme Regresso ao Futuro fez-nos sonhar com o hoverboard. E ele chegou… com rodas