Excesso de trabalho, ansiedade e insónias: as maleitas do setor tech

Num relatório revelado esta semana, há 39% dos trabalhadores do setor tecnológico que se sentem deprimidos. As queixas incluem ‘burnout’, ansiedade, insónias e há uma empresa com a maior percentagem de funcionários com sinais de depressão: a Amazon.

A Blind é uma plataforma que permite dar indicações sobre o local de trabalho, de forma anónima. No relatório revelado esta semana, há 39% dos trabalhadores que se revelaram sentir deprimidos dentro deste setor.

Muitos dos trabalhadores revelaram que fatores como os níveis elevados de stress, trabalho em demasia e jornadas de trabalho irregulares são fatores que contribuíram de forma considerável para a depressão.

Leia também | Portugueses acham que smartphone e portátil do trabalho têm impacto negativo na vida pessoal

Entre estes fatores, há ainda outra questão que é comum a mais de metade dos trabalhadores da área tecnológica: 58% afirmam sentir a síndrome de impostor. Esta situação acontece quando alguém sente que não tem as qualificações necessárias para o lugar que ocupa – algo que também contribui para elevados níveis de stress.

Para participar neste questionário, também havia outra questão importante a que era preciso responder: “acho que estou deprimido”. As respostas incluíram a participação de 10 081 pessoas da indústria tecnológica: 61% disseram não concordar com a afirmação, contra os 39% que se revelaram deprimidos.

Leia também | Estas são as melhores tecnológicas para se trabalhar, dizem os funcionários

O relatório da Blind também mostra que há dez empresas (com mais de 100 funcionários) onde mais trabalhadores se sentiam deprimidos: a Amazon, com uma percentagem de 43%, seguida pela Microsoft, com 42%, e, em terceiro, a Intel, com 39%, a mesma percentagem que o LinkedIn. Em quinto lugar da lista, o Facebook, com 37%, seguido pela Oracle e Cisco, ambas com 35%. No final da lista, a Google (33%) e a Apple (31%).

Sendo um relatório para o qual se contribui de forma anónima, a Blind refere que não há grupo de controlo para esta experiência – o que não permite estabelecer comparações com outras indústrias ou empresas, para ter uma perceção mais alargada.