Fundadores do Instagram escolhem um nome da ‘casa’ para liderar rede social

Instagram, Adam Mosseri
O co-fundador Mike Krieger (esq), o novo líder do Instagram, Adam Mosseri (ao centro) e Kevin Systrom, também co-fundador do Instagram.

Depois da inesperada saída dos dois fundadores do Instagram, já há um nome para liderar os destinos da rede social: Adam Mosseri, que trabalha no Facebook desde 2008.

A decisão foi anunciada através de um comunicado do Instagram, onde é possível ler que Mosseri foi apontado por Kevin Systrom e Mike Krieger, os dois fundadores do Instagram. Desde maio de 2018 que Mosseri assumia o cargo de vice-presidente de produto no Instagram. A decisão dos co-fundadores da rede social de partilha de imagens tem efeitos imediatos, foi também dado a conhecer.

Leia também | Fundadores do Instagram batem com a porta e abandonam a rede social

A carreira de Mosseri começa como designer, em 2008, quando integrou a equipa de design da rede social de Zuckerberg. Degrau a degrau, ao longo destes dez anos, Mosseri foi adquirindo novas funções na estrutura da empresa: passou algum tempo na parte mobile do Facebook, transitando depois para a organização do feed de notícias da rede social.

Nesta posição, não teve propriamente a tarefa facilitada – um dos grandes problemas do Facebook tem sido a disseminação de notícias falsas. Aliás, quando Zuckerberg foi ouvido pelas autoridades europeias, na sequência do escândalo de privacidade da Cambridge Analytica, referiu várias vezes que o combate às notícias falsas estaria no topo das prioridades da rede social.

Este ano,  Mosseri passou para o lado do Instagram, onde chega agora ao topo da hierarquia. Na altura, foi comentado que a integração de Mosseri, um veterano do Facebook, na estrutura do Instagram serviria como uma forma de, eventualmente, aproximar as duas marcas. Afinal, o Instagram é atualmente um dos produtos de maior sucesso do Facebook enquanto grupo, com uma base de utilizadores jovem e em exponencial crescimento.

Leia também | Conheça 10 erros comuns no Instagram e que vai querer evitar

Através do comunicado, os responsáveis do Instagram fazem saber que Adam Mosseri passa a liderar todos os aspetos de negócio, ficando também a seu cargo o recrutamento de uma nova equipa executiva, que contará com o líder de engenharia, outro de produto e ainda um líder de operações.

No dia 24 de setembro, Kevin Systrom e Mike Krieger, que criaram o Instagram, em 2010, decidiram abandonar os cargos de liderança na empresa. Em 2012, os fundadores venderam o Instagram ao Facebook, que pagou mil milhões de dólares pela criação de Systrom e Krieger, que se mantiveram na estrutura da rede social. Agora, ao abandonarem o Instagram, dão a entender que se vão afastar para criar “algo novo”.

A notícia da saída dos dois fundadores caiu com estrondo, com vários meios a indicar a decrescente falta de autonomia do Instagram em relação à empresa-mãe como um dos principais motivos da saída. O ‘bater de porta’ de Systrom e Krieger aconteceu justamente numa semana que não se revelaria  fácil para a maior rede social do mundo. Alguns dias depois, na sexta-feira, o Facebook revelou que foi alvo de um ataque, que terá deixado expostas pelo menos 50 milhões de contas dos utilizadores.

Leia também | Ataque ao Facebook pode afetar também serviços como o Instagram