Facebook poderá enfrentar multa milionária por violação de privacidade

Mark Zuckerberg
REUTERS/Stephen Lam

Nos Estados Unidos, a Federal Trade Comission (FTC) estará em discussões para aplicar uma multa de vários milhares de milhões de dólares ao Facebook. A notícia foi avançada pelo jornal The Washington Post.

De acordo com o jornal, esta poderá mesmo ser a maior multa alguma vez aplicada pela FTC a uma tecnológica, nos Estados Unidos. O valor ainda não estará determinado, ressalva o Washington Post, mas até hoje a maior multa aplicada a uma tecnológica rondou os 22,5 milhões de dólares. Esta multa data de 2012, quando a FTC deu o parecer de que a Google tinha usado formas de recolher informação de utilizadores do Safari, o browser da Apple, mesmo que desse indicações explícitas de que não o fazia.

Esta multa que a FTC está a ponderar estará ligada à violação da privacidade dos utilizadores da rede social. Não é a primeira vez que o Facebook é alvo de escrutínio por parte desta autoridade: também em 2012 o Facebook chegou a acordo com a FTC, referindo que passaria a ser mais claro na forma como comunicava aos utilizadores questões de recolha de dados.

Leia também | Aos 15 anos, Facebook sofre as dores de crescimento da adolescência

Em março do ano passado, quando foi revelado o casa Cambridge Analytica, em que os dados de 87 milhões de utilizadores terão sido fornecidos a uma empresa de consultoria política, que depois vendia estes dados a outras entidades.

De acordo com o Washington Post, o Facebook estará em conversações com a FTC, para perceber se será possível chegar a algum tipo de acordo. Caso as duas partes não consigam chegar a acordo, a FTC poderá levar o assunto a tribunal, com uma possível acusação de negligência relativamente à questão da privacidade.

Em janeiro, a mesma fonte avançava que a multa poderia ser semelhante à da Google, em 2012, no valor de 22,5 milhões de dólares. No entanto, as vozes críticas à forma de atuação do Facebook, como é o caso da Open Market Institute ou a Color of Change, já escreveram à FTC, com pedidos de aumento da multa para a faixa dos dois mil milhões de dólares.

Alemanha põe travão à recolha de dados feita pelo Facebook