Tecnologia portuguesa para apps mais rápidas recebe investimento de 1,3 milhões

Codavel
Rui Costa (ao centro) é o presidente executivo e um dos fundadores da Codavel. (Fotografia cedida pela Codavel)

Ronda de investimento em fase seed foi liderada pela Armilar Venture Partners e contou com participação da Portugal Ventures, Ideias Glaciares e 200M.

A Codavel é uma startup portuguesa que desenvolveu uma tecnologia para tornar as apps móveis mais rápidas. Graças a esta solução, esta plataforma do Porto recebeu um investimento de 1,3 milhões de euros, em ronda seed [semente], liderada pela sociedade de capital de risco Armilar Venture Partners, segundo o anúncio feito esta quinta-feira em nota de imprensa.

Esta injeção de capital vai permitir à Codavel contratar programadores, entrar no mercado norte-americano e ainda apostar no mercado asiático. Nesta ronda de investimento, participaram também a sociedade de capital de risco pública Portugal Ventures, a Ideias Glaciares e ainda o fundo de co-investimento 200M.

A solução da Codavel consiste num software que permite às aplicações móveis reduzir, entre 20% e 80%, o tempo que demoram a carregar conteúdo (imagem, vídeo, por exemplo). Desta forma, a experiência do utilizador é sempre de alta qualidade, mesmo que o seu acesso à internet não seja o melhor, independentemente de ser rede 3G, 4G, 5G ou Wi-fi).

Leia também | Startup portuguesa DreamShaper fecha ronda de dois milhões de euros

Tornar as apps móveis mais rápidas é possível porque a Codavel criou um SDK (kit de desenvolvimento de software), que controla a instabilidade da rede de ponta-a-ponta, garantindo melhorias significativas de velocidade em todo tipo de ligações de rede.

“Já provámos que fazemos uma diferença substancial na experiência dos utilizadores, mesmo em condições de rede mais adversas. Para a maioria das indústrias, melhorar a experiência do utilizador tem um impacto direto nas receitas, e nós ajudamos a impedir que a instabilidade das redes de comunicação destrua o investimento destas empresas para garantir uma experiência perfeita“, assinala Rui Costa, presidente executivo e co-fundador da Codavel.

A sociedade Armilar Venture Partners, ao liderar a ronda da Codavel, concretizou o sexto investimento do quinto fundo de transferência de tecnologia, que foi lançado em fevereiro de 2019 e que conta com um orçamento de 50 milhões de euros. A Portugal Ventures já tinha investido na Codavel em 2018.

Sediada na associação Founders Founders, esta startup do Porto conta com uma equipa de 11 pessoas, 10 no Porto e uma em São Francisco. Atualmente, a Codavel está a contratar cinco programadores para reforçar a equipa do Porto. As vagas estão disponíveis através desta página.

Portuguesa Unbabel fecha ronda de série C no valor de 60 milhões