Falha de segurança no FaceTime deixa utilizadores expostos a ouvidos indiscretos

Um ‘bug’ no serviço FaceTime, disponível nos dispositivos da Apple, deixava ouvir informação de outros utilizadores, com quem estivesse prestes a iniciar uma chamada de vídeo ou áudio.

Este problema no FaceTime acontecia quando alguém tentava iniciar uma chamada de grupo. Depois de indicar com quem queria iniciar a chamada e especificar o seu número de telefone, era possível ouvir quem está do outro lado da chamada, ainda antes de a outra pessoa atender a chamada. Em alguns casos, até era possível ver aquilo que se estava a passar com o recetor da chamada.

Esta falha foi primeiro demonstrada no Twitter, onde um vídeo mostrava os poucos passos necessários para isto acontecer.

https://twitter.com/BmManski/status/1089967572307640325

Depois disso, foi citada pelo site 9to5mac e, mais tarde, confirmada pelo site Engadget, que refere que esta técnica estava ativa em todos os dispositivos com o sistema operativo iOS 12.1 ou mais recente. Embora tenha sido demonstrada primeiro no iPhone, também está ativa em chamada feitas através de computadores Mac, que recorram ao sistema operativo Mojave.

Leia também | macOS Mojave. Conheça as funcionalidades da atualização da Apple

A Apple já confirmou que já tem conhecimento da questão e que uma atualização ao software, que permite corrigir esta falha, será disponibilizada ainda esta semana. Entretanto, a Apple já suspendeu as chamadas de grupo no serviço FaceTime. Há vários utilizadores nas redes sociais que indicam que, quando tentam fazer uma chamada de conferência, a conversa é automaticamente desligada.

Neste momento, é aconselhável aos utilizadores de FaceTime que tenham atenção à utilização deste serviço… principalmente se costuma fazer comentários sobre quem está do outro lado, antes de atender a chamada.

No ano passado, a Apple anunciou que iria aumentar o número de pessoas que poderiam participar em chamadas de grupo através do FaceTime. Com o iOS 12, tornou-se possível fazer chamadas de grupo com até 32 participantes.

Como a troca de baterias do iPhone criou um problema para a Apple