Falha de segurança leva ao encerramento do Google+

Google+

Através de uma publicação feita no seu blog, a Google detalha que, ao longo dos próximos meses, vai encerrar a versão do Google+ para os consumidores.

O encerramento do Google+ será feito ao longo dos próximos dez meses, garante a Google. Esta conclusão tirada pela Google surge na sequência de uma falha de segurança, que terá deixado expostas informações dos utilizadores que utilizavam o Google+.

A juntar a isto, a Google apoia-se também na “baixa utilização e envolvimento “ dos utilizadores com este projeto de rede social. Mas a empresa dá ainda mais justificações: segundo a publicação, as sessões dos utilizadores no Google+ duravam pouco mais de cinco segundos.

Para as páginas de Google+ de cariz empresarial, ainda há mais algum tempo de vida, garante a Google, já que quer utilizar esta versão para que as empresas possam comunicar com os respetivos clientes.

Leia também | Usa o Gmail? Veja estes truques para trabalhar mais depressa

Mas esta não é a única decisão que a Google tomou, tendo em conta a segurança. Há alguns meses, veio a lume que, através de API, programadores de empresas terceiras teriam acesso aos emails dos utilizadores de Gmail. Agora, a Google explica que quer limitar esses acessos, pelo menos naquilo que aos utilizadores de Gmail para Android diz respeito. A tecnológica quer que os programadores deixem de receber informação sobre registos de chamadas ou permissões de SMS, por exemplo.

Leia também | Programadores de aplicações terão acesso a emails do Gmail