Por enquanto, faz parte do programa Firefox Test Pilot, que permite aos mais curiosos ver as funcionalidades que estão a ser testadas pela Mozilla. Esta nova extensão para o browser vai fazer sugestões de conteúdos baseadas naquilo que anda a ler.
Recebeu o nome de Advance e vai fazer pequenas recomendações, numa lógica de ‘coisas que pode querer ler a seguir’, tirando partido do histórico de pesquisa do utilizador. A lógica de funcionamento explicada pelo Firefox é a de a navegação é feita de forma normal na Internet, com uma pequena barra lateral que mostrará mais conteúdos parecidos com aquele que está a ler.
Esta extensão vai tirar partido das funcionalidades da Laserlike, que recorre à aprendizagem automática para fazer mexer uma espécie de motor de pesquisa baseado em interesses – que fornece o tal conteúdo personalizado para cada utilizador.
Para os mais preocupados com questões de privacidades, a Laserlike refere que há formas de os participantes puderem colocar a experiência em pausa e verificar qual o tipo de informação que a Laserlike tem sobre o histórico de navegação.
Em comunicado, a Laserlike refere ainda que “está interessada em saber como é que os utilizadores vão responder a um browser que tem um papel mais ativo na experiência de navegação na web”.