Foguetão da Blue Origin preparado para viagens espaciais em 2020

A Blue Origin, a empresa de exploração espacial de Jeff Bezos, vem a público lançar um novo prazo para a primeira viagem espacial da companhia. Até agora, a empresa traçava 2019 como o ano para a primeira experiência espacial.

Além de ser o dono da gigante de e-commerce Amazon, Jeff Bezos está também interessado na próxima promessa da área do turismo: as viagens espaciais. Em entrevista à CNBC, o CEO da empresa, Bob Smith, afirma que a empresa tem agora um novo mapa de objetivos, que está traçado para levar turistas ao espaço em 2020. Na verdade, trata-se de um adiamento nos planos da empresa.

“Estávamos a planear as viagens para este ano; infelizmente, é muito pouco provável que algo aconteça ainda este ano. Ainda temos mais uns testes a fazer para garantir que estamos confortáveis para a verificação”, indicou Bob Smith, em entrevista. “Estamos a elevar-nos a parâmetros muito, muito altos, não vamos voar até termos a certeza de que está tudo absolutamente pronto.”

Leia também | Novo avião hipersónico vai permitir voar de Londres a Sidney em 4 horas

Por agora, a Blue Origin traça 2020, já a poucos dias de distância, como um objetivo mais concreto. “Acho que está a funcionar tudo muito bem. Mas temos de olhar para a nossa análise e convencermo-nos de que estamos prontos para voar… Portanto provavelmente [a viagem] acontecerá no próximo ano”.

Além de uma atualização aos planos da Blue Origin, o CEO da empresa dá também algumas ideias sobre os preços desta viagem. Bob Smith esquiva-se a apontar números concretos mas refere que a empresa está preparada para estabelecer preços elevados e, à medida que ganha confiança, começar a baixar os preços dos bilhetes. “Vamos começar com um preço muito alto e depois descer”, garante. A indústria aponta que um bilhete para uma viagem desta envergadura custe umas largas centenas de milhares de dólares.

Leia também | SpaceX. Já há um passageiro com viagem marcada para a Lua

A Blue Origin, fundada por Jeff Bezos em 2000, tem como objetivo destas viagens comerciais voos de 11 minutos, a bordo do foguetão New Shepard.

Conseguindo fazer a primeira viagem em 2020 ou não, há algo que é dado como certo: a Blue Origin não estará sozinha neste campeonato. A SpaceX de Elon Musk também já está a desenvolver trabalhos nesta área, tendo já conseguido levar uma cápsula não tripulada até à Estação Espacial Internacional.

Também a empresa do multimilionário Richard Branson, a Virgin Galactic, está a planear a primeira viagem espacial comercial para maio de 2020.

Português coordena parte da primeira caminhada espacial 100% feminina