Nova geração do Google Assistant vai perceber ordens mais complexas

Na conferência de programadores I/O deste ano, a Google mostrou a próxima geração do seu assistente pessoa. O próximo smartphone Pixel será um dos primeiros smartphones a receber esta versão mais rápida do Google Assistant.

Em primeiro lugar, a grande diferença vai ser a capacidade de manter uma conversa contínua com o assistente criado pela Google. Na demonstração feita em palco, só se ouviu uma vez a frase ‘Hey, Google’. Depois disso, tudo aconteceu de forma mais célere: acender a lanterna, responder e compor emails e até pedir ao assistente para mostrar fotografias com animais, escolher uma e enviá-la para um amigo. 

Ou seja, as capacidades da inteligência artificial do assistente já conseguem perceber ordens mais complexas e criar uma pequena cadeia de atividades – sem ser preciso repetir a frase de ativação.

Além de ganhar mais velocidade no reconhecimento de texto, o assistente, que já está presente em cerca de 80 países, integrado em mais de mil milhões de dispositivos, o Google Assistant também vai passar a conhecer (ainda) mais o utilizador.

Por exemplo, será possível responder a algumas questões sobre os contactos que tem guardados no telefone: assim, se pedir direções para a casa de um familiar, desde que isso esteja explícito na informação de contacto, o processo será bem mais rápido.

A Google promete a integração deste assistente com um maior conjunto de capacidades no próximo telefone Pixel, com chegada marcada para o final do ano.

Enquanto esse dia não chega, há já uma funcionalidade útil que vai chegar ao Google Assistant: será possível parar um alarme ou cronómetro apenas dizendo ‘stop’. Até aqui, era sempre preciso recorrer à frase de ativação do assistente da Google.

Além disso, há também um novo modo de condução integrado no Google Assistant, que pode ser ativado apenas pela frase “Hey, Google, vamos conduzir”.

Claro que, como é habitual, estas novas funcionalidades são desenvolvidas primeiro para inglês, pelo que se espera uma disponibilidade inicial nos mercados onde este seja o idioma dominante.

(em atualização)