Trata-se de um esforço conjunto entre a Google, Ministério da Cultura e a Direção-Geral do Património Cultural. O resultado é a digitalização em alta resolução de mais de três mil obras de arte e artefatos, naquilo que é descrito como uma democratização do acesso à cultura.
A apresentação desta colaboração foi feita esta terça-feira, no Picadeiro do Museu dos Coches, em Lisboa. Na realidade, esta colaboração entre as entidades é também uma medida do Simplex, anunciada durante a Web Summit de 2017. A ideia passa pela digitalização das obras culturais portuguesas, para garantir que a “cultura é universalmente acessível”, como explica Bernardo Correia, country manager da Google para Portugal.
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Na prática, foram mais de mil as obras capturadas em super alta resolução e que agora estão disponíveis online, com conteúdos próprios, que dão contexto e permitem até fazer visitas virtuais (recorrendo à Street View da Google), para passear por alguns museus nacionais, sem sequer precisar de sair de casa.
São 22 as instituições que foram visitadas pela equipa da Google Arts & Culture, incluindo museus como o Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional Grão Vasco, o Mosteiro da Batalha ou o Palácio Nacional da Ajuda, entre tantos outros. De fora das visitas virtuais ficam, por enquanto, as salas do Museu Nacional Soares dos Reis. Segundo David Santos, da Direção-Geral de Património Cultural, este “museu ainda vai ser intervencionado, pelo que será mais tarde visitado pela equipa da Google”.
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No total, através do site da Google Arts & Culture, vai ser possível ver 80 mostras digitais e 18 tours em realidade virtual, em áreas como arquitetura, teatro, música, pintura e muito mais.