Huawei avança com ação legal contra a americana Verizon

Huawei, loja, Madrid
EPA/BALLESTEROS

A Huawei vai avançar com uma ação legal contra a Verizon, nos Estados Unidos. Empresa chinesa acusa a operadora de uso de patentes sem autorização.

A fabricante chinesa decidiu avançar com uma ação contra a Verizon. Através de comunicado, a Huawei acusa a Verizon de utilizar sem a devida autorização 12 patentes registadas pela empresa chinesa. A fabricante chinesa apresentou esta ação num tribunal do Texas, exigindo uma compensação pelo uso de tecnologia em áreas como redes, downloads de segurança ou comunicações de vídeo.

A esta compensação podem ainda ser adicionados pagamentos de direitos de autor, indica a Reuters, citando a informação apresentada nos documentos da Huawei. Ainda assim, a empresa não indica que tipo de montantes é que pretende receber da Verizon.

Na nota, a fabricante chinesa indica que “os produtos e serviços da Verizon beneficiaram de tecnologia patenteada que a Huawei tem desenvolvido ao longo de vários anos de investigação e desenvolvimento”, aponta Song Liuping, chief legal officer da empresa.

A Huawei aponta ainda que, ao longo da última década, investiu “mais de 70 mil milhões de dólares em investigação e desenvolvimento”, que resultaram em “mais de 80 mil patentes globais”. Deste número, a Huawei indica que “mais de dez mil patentes foram registadas só nos Estados Unidos”.

A fabricante de equipamentos móveis indica ainda que decidiu avançar legalmente após negociações com a Verizon sobre este tema, feitas “ao longo de um significativo período de tempo”. De acordo com a Huawei, “as duas partes não conseguiram chegar a um acordo sobre os termos de licenciamento”.

 

Governo americano quer dificultar exportações de software de inteligência artificial