NOS (e Huawei) fazem de Matosinhos a primeira cidade 5G em Portugal

NOS | 5G
Foto: REUTERS/Rafael Marchante

A Huawei continua bem no centro da implementação do 5G a nível mundial e Portugal não é excepção, com a NOS a utilizar os equipamentos de redes da gigante chinesa, mesmo contra as indicações dos EUA, para tornar Matosinhos uma cidade 5G.

A NOS anunciou em comunicado mais um passo na implementação do 5G, ao cobrir totalmente a cidade de Matosinhos com a quinta geração de comunicações móveis, em parceria com a Huawei. A rede 5G da NOS está integralmente operacional e disponível, em regime de piloto, à autarquia, empresas e polos de investigação, para o desenvolvimento de use cases alavancados nesta tecnologia.

Ao dotar a cidade de Matosinhos com uma rede 5G, “a NOS posiciona-se na linha da frente na implementação desta nova tecnologia e assume um papel de liderança na inovação associada às cidades inteligentes e ao desenvolvimento das sociedades 5.0”, diz a empresa em comunicado. Com o anúncio chega também um “laboratório” em ambiente real, no qual irão ser testadas soluções e serviços 5G para o mercado residencial e empresarial, assim como para as autarquias e instituições.

Leia também | Huawei avisa Europa e EUA: “Desconfiança deve ser baseada em factos”

De acordo com Miguel Almeida, CEO da NOS, “tornar Matosinhos a primeira cidade nacional com uma rede 5G 100% operacional é um marco na história das telecomunicações em Portugal”. O responsável acrescenta: “Estamos certos que tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade portuguesa, das empresas e instituições públicas aos cidadãos, e que o pioneirismo da NOS vai constituir um contributo inquestionável para o desenvolvimento económico e social do país”.

A rede de 5G da NOS em Matosinhos utiliza o espectro na banda dos 3,5GHz solicitada à Anacom para efeitos de testes. A NOS procura, assim, criar um ecossistema completo para provar e desenvolver novos casos de uso e aplicações explorando o 5G em todas as suas dimensões, para além do serviço de eMBB– enhanced Mobile Broadband, que permite a qualquer utilizador com um dispositivo móvel 5G navegar com velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo, com uma latência muito baixa, o que proporciona uma experiência de utilização de dados “instantânea”.

5G. Anacom arranca com consulta já e o aguardado leilão será em abril