Oracle abre centro de inovação no Porto em julho e recruta 100 pessoas

Oracle Portugal
Bruno Morais, country manager da Oracle Portugal. Foto: DR

Empresa vai ocupar espaço de mil metros quadrados no centro empresarial Leonesa, na Leça do Balio. Valor do investimento não foi revelado.

A Oracle vai reforçar a presença em Portugal com a criação de um centro de desenvolvimento no Porto. A abertura está prevista para julho e a tecnológica espera contratar 100 profissionais nos primeiros doze meses.

“O nosso objetivo é focarmo-nos na inovação e no uso da tecnologia e dos serviços para a área do retalho. Estes profissionais que queremos atrair localmente, temos ali universidades de muita qualidade, vão operar para toda a Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Será um centro para suportar inovação tecnológica e de serviços para área de retalho para toda a EMEA”, disse Bruno Morais, diretor-geral da Oracle Portugal durante um encontro com a imprensa.

Leia também | Cisco contrata 200 talentos nacionais para novo centro em Portugal

“Pretendemos beneficiar da cultura tecnológica que temos no Porto”, acrescentou.

O responsável diz que as contratações já arrancaram e que não foi fácil contratar a equipa inicial – o número não foi revelado – com a qual o centro de desenvolvimento vai abrir.

“Estamos a focar-nos em atrair e reter talento. Perceber quais são os diferenciadores que a Oracle consegue dar, a questão salarial, questão dos benefícios e que outro tipo de valor uma organização como a Oracle pode fazer. O facto de sermos empresa que opera globalmente e está há 30 anos em Portugal, permitir trabalhar se calhar perto de casa e operar para uma região da EMEA, são factores diferenciadores”, explicou.

A empresa está à procura de programadores, analistas e gestores de projeto. O facto de haver várias universidades perto do Porto foi um factor determinante para a casa-mãe fazer este novo investimento a Portugal.

“Já operávamos em Lisboa, queríamos escolher uma segunda cidade. O porto além de talento local, tem inúmeras faculdades à volta com bastantes skills face àquilo que procuramos e a localização do Porto, muito central relativamente à EMEA, tem voos para todas as cidades para onde vai operar. Sempre que for preciso deslocar as pessoas, também se torna mais fácil”, disse Bruno Morais.

Como um dos estúdios mais conceituados do mundo escolheu Lisboa para o seu próximo investimento