Sonda OSIRIS-REx entra em órbita de asteróide Bennu e bate dois recordes

NASA Sonda Osiris-rex
Fonte: Heather Roper/University of Arizona

Têm sido dias atarefados para a NASA. Ainda antes de ter sido bem-sucedida com a sonda New Horizons e a exploração a Ultima Thule, a agência espacial conseguiu colocar a sonda OSIRIS-REX em órbita do asteróide Bennu. 

Marte, Ultima Thule e Bennu: os últimos meses da NASA têm sido atarefados em missões e recolha de dados. Ainda no último dia de 2018, a NASA conseguiu bater dois recordes: orbitar à volta de Bennu, o que transforma este asteróide no corpo mais pequeno de sempre a ter uma sonda na sua órbita. Bennu tem cerca de 500 metros de comprimento.

Leia também | Sonda da NASA lançada em 1977 chega ao espaço interestelar

Além disso, a agência espacial ainda conseguiu colocar esta sonda numa órbita recordista: é a mais próxima registada registada.

A questão de conseguir orbitar em redor de Bennu é um feito nesta missão para a NASA, como apontou Dan Wibben, um dos principais responsáveis pela missão desta sonda.

Leia também | NASA sofre nova fuga de dados

Até meados de 2020, a sonda vai recolher terra e gravilha da superfície deste asteróide – mas estes dados só vão chegar à Terra em 2023. Uma das principais questões desta missão a Bennu tem como objetivo conseguir ajudar os cientistas a perceber como é que o sistema solar se formou, além de explicar também como é que a vida surgiu na Terra.

Sonda da NASA em Marte tira a sua primeira selfie