Em 2001, era lançado Pro Evolution Soccer (PES), com um nível de jogo muito básico. Avancemos até à atualidade e há um novo PES 2019 para conhecer, que chegou esta semana às lojas.
A Konami, a responsável pelo jogo, lançou uma nova versão do PES. Como sempre, há melhorias a nível de gráficos e imagem, as mudanças de camisolas próprias do mercado do futebol, etc. Nesta nova versão, torna-se mais notória a fadiga dos jogadores, com animações a combinar. Outra novidade são também as ‘habilidades’ característica de cada jogador.
Além disso, também se torna possível atribuir um papel ao jogador: pdoe decidir se quer dar o estatuto de ‘promessa do futebol’ ou ‘bad boy’ aos jogadores disponíveis no plantel.
Leia também | Marcou o melhor golo do mundo em 2015. Agora é jogador profissional de FIFA
Este ano, a Konami aposta em mais ligas para o PES 2019, figurando no jogo deste ano as ligas de países como a como Argentina, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Suíça, Rússia e também Portugal, com a Liga NOS. Como sempre, há questões ligadas ao licenciamento das equipas e competições – principalmente quando se fala do eterno rival de PES, o jogo ‘FIFA’, criado pela EA. Para os interessados, a EA já marcou a data de lançamento do FIFA 19, que chega ao mercado no dia 28 de setembro.
Este ano, a Konami sofreu inclusive um golpe à custa dos licenciamentos: perdeu o acordo que tinha com a UEFA. A Liga dos Campeões passa ser exclusiva do FIFA 19.
Leia também | FIFA 18: EA conseguiu prever a vitória da França no Mundial
PES 2019 já está disponível, cabendo ao brasileiro Philippe Coutinho, jogador do Barcelona, ser a ‘capa’ do jogo, que custa 69,99 euros (disponível para a PS4, Xbox One e PC).
Pro Evolution Soccer estreou-se na Europa em 2001. Na altura, a Konami começou com uma imagem básica, com 24 equipas no modo Campeonato e 16 seleções no Campeonato Europeu de Futebol. Percorra a galeria de imagens para ver a evolução do jogo ao longo destes anos.
Leia também | Conheça os jovens que ganharam o maior torneio de eSports de sempre