Reguladores europeus ponderam medidas mais duras contra as big tech

Amazon, Google, Apple, Facebook, plataformas online
REUTERS/File Photos

Os reguladores europeus estarão a ponderar a adoção de abordagens mais duras contra as grandes tecnológicas, anunciou esta semana a Comissão Europeia.

Facebook, Google, Apple e Amazon pertencem a este grupo das chamadas big tech. Segundo a posição divulgada esta terça-feira pela Comissão Europeia, a entidade estará interessada em garantir uma maior igualdade de oportunidades no panorama tecnológico, nomeadamente na área da concorrência.

A revelação foi feita em Bruxelas, avança a Reuters, mas Cecilio Madero Villarejo, da Comissão Europeia, indicou que as medidas precisam de ser adotadas “nos mercados digitais”, especialmente em áreas com rápidas movimentações. “Em mercados com movimentações rápidas, há o risco de que isto [travar práticas anti-concorrenciais] demore demasiado tempo para implementar e que possa ser difícil de monitorizar.”

Leia também | Ministro francês rejeita desenvolvimento da criptomoeda Libra em “solo europeu”

“Em particular nos mercados com movimentações aceleradas, podemos conceber medidas e possíveis remédios para restaurar condições de concorrência efetivas”, indicou, sem especificar mais sobre que medidas seriam estas.

Não é a primeira vez que a Comissão Europeia revela preocupação com o comportamento das tecnológicas, reforçando que estarão a restringir o negócio de empresas rivais, em diversos mercados.

Nos últimos anos, a comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, tem aplicado pesadas multas a tecnológicas como a Google ou o Facebook. Nos últimos meses, indicou também o interesse em investigar as práticas comerciais da Amazon em território europeu.

EUA. Justiça quer investigar práticas comerciais das grandes tecnológicas