Reino Unido fala em riscos, mas não bloqueia redes 5G da Huawei

Huawei
Edifício da Huawei em Pequim. Foto: REUTERS/Thomas Peter

Decisão mais favorável do Reino Unido relativamente à gigante chinesa pode influenciar a posição de outros países europeus.

Os serviços de inteligência britânicos concluíram que é possível mitigar os riscos associados à utilização das redes 5G da Huawei. A posição marca um recuo face a críticas feitas anteriormente por oficiais do país e representa também um ‘golpe’ na estratégia dos EUA em persuadir outros países a banirem as infraestruturas de rede da tecnológica chinesa.

A notícia é avançada pelo Financial Times, que cita duas pessoas próximas ao estudo feito pelo Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido (NCSC na sigla em inglês) e que não foi tornado público.

Diz o jornal que apesar de os EUA estarem a fornecer informações sobre os riscos que as tecnologias da Huawei hipoteticamente representam, vários países europeus, como a Alemanha, não estão convencidos sobre a decisão de bloquear as redes 5G da empresa.

Uma das fontes diz mesmo que a decisão britânica pode acabar por influenciar as decisões que outros países estivessem a pensar tomar relativamente a um possível bloqueio.

“Eles permitem que os operadores de telecomunicações continuem a usar componentes chineses desde que tenham em conta as precauções recomendadas”, disse uma das pessoas ouvidas.

Leia também | EUA acusam Huawei de 23 crimes. Empresa chinesa nega alegações

A tomada de posição do Reino Unido – que faz parte da Five Eyes, uma aliança de partilha de informação que também conta com EUA, Canadá, Nova Zelândia e Austrália -, acaba por contrastar com as decisões tomadas pelos seus pares: EUA, Nova Zelândia e Austrália já bloquearam a Huawei no desenvolvimento de redes 5G e o Canadá ajudou na detenção da diretora financeira da tecnológica.

Portugal ainda não tomou uma posição oficial relativamente à questão da potencial ameaça que as redes 5G da Huawei podem representar. Já do lado dos operadores, só a Altice tem mostrado um apoio inequívoco à tecnológica chinesa.

Em entrevista recente à Insider / Dinheiro Vivo, Tony Li, diretor executivo da Huawei Technologies Portugal, revelou que a empresa vai trabalhar com todos os operadores: “A Huawei não fica à margem e trabalhará com todos os operadores para trazer a tecnologia 5G o quanto antes para o país”.

“Estamos dispostos a tomar várias medidas pró-ativas em relação aos temas de segurança para aliviar qualquer motivo de preocupação”, disse ainda o executivo na altura.

Huawei: “Vamos ser líderes mundiais em smartphones já este ano”