Rússia quer desligar-se da Internet para exercício de defesa

Rússia, Putin
REUTERS/Grigory Dukor

Ainda não há data para a realização deste exercício, mas sabe-se qual é o propósito: testar os mecanismos de defesa russos para prevenir uma possível guerra cibernética. Para isso, a Rússia vai desligar-se momentaneamente da Internet.

No ano passado, foi apresentada no parlamento russo uma proposta de lei para criar um plano de Internet independente, com algumas alterações técnicas à mistura. O projeto recebeu o nome de Programa Nacional para Economia Digital e um dos requisitos é o de conseguir garantir que os provedores de serviços de Internet podem continuar operacionais mesmo que aconteça alguma coisa, como um ataque de forças externas. Aliás, uma das sanções que a NATO tem usado para enfrentar a Rússia tem sido justamente os ciberataques.

Leia também | A ‘bola de cristal’ dos analistas também olha para o mundo da segurança

Para testar mecanismos de defesa, a Rússia e os grandes fornecedores de serviços de Internet vão ‘isolar’ o país da ligação global à Internet. Segundo meios como o site Zdnet, a autoridade das telecomunicações russa quer também garantir que existem formas de garantir que o tráfego gerado pelos acessos não chega sequer a sair do país. Na lógica das autoridades russas, se o tráfego fica todo dentro do país, não há forma de deixar a informação acessível a outras forças internacionais.

Não foi revelada ainda uma data para este teste acontecer. Ainda assim, o dia 1 de abril é o fim do prazo para fazer emendas a esta proposta de lei, o que será também um possível indicador para a data limite de realização do exercício.

O governo russo já trabalha neste projeto há alguns anos. Em 2017, as forças russas já tinham revelado que planeava redirecionar 95% de todo o tráfego local até 2020.

5 peritos explicam como ter um colete à ‘prova de balas’ na internet