Samsung Note9 já chegou e traz ecrã e bateria XXL

A Samsung apresentou oficialmente o seu Galaxy Note 9, a partir do evento Unpacked, em Nova Iorque, com um ecrã de generosas dimensões e uma bateria com uma capacidade considerável.

Primeiro, a marca já se tinha “descaído” nas redes sociais, ao mostrar um vídeo dias antes da apresentação oficial. Agora, o pouco mistério que ainda envolvia o Note 9 foi desvendado, com chegada oficial a Portugal no dia 24 de agosto, sendo que as pré-vendas já estão disponíveis, com um preço que arranca nos 1030 euros, segundo avançava ontem o operador Nos, em comunicado enviado aos jornalistas.

D.J. Koh, presidente da divisão mobile da Samsung subiu a palco com, curiosamente, uma camisa amarela, a combinar com a nova cor da caneta que acompanha os smartphones da linha Note.

Nos vários vídeos de teaser que foram apresentados, a Samsung foi dando várias pistas sobre as características que vão pautar o novo telefone: bateria e espaço para não ter de apagar mais fotos ou ficheiros.

No que toca ao armazenamento, a versão básica começa com 128 GB de memória, o dobro daquilo com que o último Note arrancava, espaço esse expansível através de cartão de memória (além de existir também uma versão com 512 GB).

Por cá, o novo Note chega em duas cores, azul e preto, com diferenças na caneta inteligente, que agora tem ligação Bluetooth. No mercado internacional, há quatro opções de cores: preto, cobre, lavanda e azul, com as canetas a combinar com as diferentes cores do telefone.

O ecrã é de 6,4 polegadas, o maior até agora num telefone da linha Note. A bateria tem 4000 mAh de capacidade, mais generosa que os 3300 mAh do seu antecessor. A S-Pen passa a contar com Bluetooth de baixa energia e funciona como um controlo remoto: durante a apresentação, foi utilizada para tirar fotografias sem tocar no smartphone ou controlar apresentações.

A S-Pen pode ser carregada apenas ao colocá-la na slot definida no Note 9. Segundo Jonathan Wong, product manager da Samsung, a “S-Pen demora um minuto a ter uma carga completa, que permite trabalhar durante meia hora”. Mesmo que não tenha bateria, a Samsung promete que continuará a ser possível utilizar as funcionalidades que já são habituais na caneta.

A câmara dupla, situada acima do sensor de impressões digitais, conta agora com inteligência artificial, que, entre outras funcionalidades, permite reconhecer objetos e adaptar a abertura da câmara à luminosidade do ambiente.

O Samsung DEX, que permite transformar o Note 9 numa espécie de computador quando ligado a um monitor, está bem mais compacto. Já não é preciso a doca criada para o efeito, sendo apenas necessário utilizar um adaptador HDMI e USB-C para fazer a ligação entre o Note e um monitor.

Outra das novidades, que já não era assim tão inesperada, é a chegada da beta de Fortnite ao Android, para alguns dispositivos da Samsung. Com a apresentação a cargo de Tim Sweeney, CEO da Epic Games, a criadora do jogo fenómeno, há também um novo fato para conquistar no jogo, chamado Galaxy.

Além do Tab S4 e do Note 9, quem tiver Samsung Galaxy S7, S7 Edge, S8 e S8+, S9 e S9+, Note 8 ou o Tab S3 também já pode jogar. A Epic Games promete uma beta Android mais alargada, daqui a algum tempo. Para ter acesso a esta versão, basta ir até ao site da Epic Games.

Também há para conhecer uma nova coluna inteligente, a Galaxy Home, e um novo smartwatch, que promete liberdade sem smartphone.