Seat é o primeiro fabricante automóvel a integrar a app Shazam

A app que descobre as músicas está integrada no Seat DriveApp, é para reduzir distrações mas ainda não chegou a Portugal.

A Seat assinou uma parceira com o Shazam, tornando-se o primeiro fabricante automóvel a integrar nos seus veículos, a nível mundial, a popular app que identifica músicas. O Shazam, que junta instantaneamente todos os utilizadores do mundo à sua volta, fica agora disponível para os clientes Seat à distância de um botão.

Com a integração do Shazam em todos os automóveis Seat que tenham Seat DriveApp para AndroidAuto, passa a ser possível os utilizadores identificarem facilmente as suas músicas favoritas de forma completamente segura e sem precisarem do telemóvel. A ideia do construtor de origem espanhola é garantir uma experiência mais completa, conectada, mais simples e personalizada e com menos fonte de distrações nos condutores.

Portugal ainda terá de esperar. A tecnologia só está, para já, disponível em Espanha, Alemanha e Suíça, mas seguir-se-ão brevemente a Áustria, França, Itália e Reino Unido, antes do AndroidAuto se tornar compatível em todos os restantes mercados.

Alexa da Amazon também já chegou à Seat

A marca tem outros exemplos de conectividade nos seus veículos. Um deles resulta da cooperação com a Amazon, na integração do assistente de voz Alexa, outro é a implementação do Waze da Google no sistema de navegação dos automóveis da marca.

Como utilizar o Shazam no automóvel? Após entrar na homepage AndroidAuto do seu ecrã de infotainment, apenas precisa de selecionar o separador Car com um simples toque para ter à disposição a aplicação Shazam. Toca-se no ícone para ativar a app e ela fará o resto.

O Shazam utiliza os microfones integrados no telemóvel do utilizador para criar uma impressão digital áudio e, em segundos, combina-a com um arquivo de milhares de músicas. Desta forma, os utilizadores ficam a conhecer o nome da música, o artista e demais informações como a letra ou outras melodias recomendadas, e podem comprar ou ouvir a música escolhida através dos serviços de um dos parceiros do Shazam.

O utilizador não precisa de se preocupar caso perca a rede durante a viagem. Pode ainda “shazar” uma música mesmo offline. É criada uma impressão digital áudio e guardada na app. Na próxima ligação estável de internet, o Shazam procurará automaticamente uma ligação e acrescentará as novas informações à lista My Shazam.