Ténis da Nike que se apertam sozinhos chegam em 2019

Nike Mag
Os Nike Mag, criados em 2015.

Desde os anos 80 que há quem sonhe com uns ténis como os de Marty McFly, do filme Regresso ao Futuro. Depois de a Nike ter apostado numa edição especial que imitasse estes ténis, em 2019 esta ideia vai chegar às lojas.

A novidade foi revelada durante uma apresentação de resultados da conhecida marca desportiva norte-americana. Os responsáveis da Nike revelaram que têm planos para umas sapatilhas de “Adaptive”, viradas para o mercado do basquetebol, algures em 2019. E revelaram também uma faixa de preço: 350 dólares (cerca de 306 euros).

Há dois anos, a Nike já tinha feita a edição especial dos HyperAdapt, que também conseguiam fazer a parte de se apertarem sozinhos, com um preço de 720 dólares (630 euros).

Leia também | O filme Regresso ao Futuro fez-nos sonhar com o hoverboard. E ele chegou… com rodas

Citado pelo site Engadget, o CEO da Nike, Mark Parker, explica que a ideia é “ter uns ténis inteligentes, desenhados para um ajuste perfeito e isso será um grande passo para fazer um avanço e ligar a nossa transformação digital ao produto”.

As tentativas para se aproximar das icónicas sapatilhas do filme, que davam um vislumbre de como poderia ser o futuro, têm sido recorrentes na história da Nike. Em 2011, já tinham lançado uma edição especial das Nike Mag – que pecavam por não terem a tecnologia para se apertarem sozinhas. Em 2015, a gigante desportiva voltava à carga e mostrava uma edição especial dos Nike Mag, já com tecnologia e muito mais parecidos com aqueles que a personagem de Michael J. Fox utilizava no segundo filme da saga.

Leia também | Andámos com os ‘sapatos’ futuristas Segway Drift W1 dignos do Regresso ao Futuro

Na altura, até chegou a ser partilhado um vídeo com o ator a experimentar um par dos Nike Mag, que acabou mesmo por ser leiloado, com os fundos a reverter para a Michael J. Fox Foundation, que apoia pessoas com Parkinson.

J. Fox experimentou as sapatilhas a 21 de outubro de 2015 – justamente o dia retratado no filme – o dia em que passámos a viver no “futuro” mostrado no filme dos anos 80.